Busca avançada
Ano de início
Entree

A questão do gênero na avaliação da eficácia de instrumentos de detecção de uso nocivo de álcool em um estudo populacional na Região Metropolitana de São Paulo: um recorte do projeto GENACIS

Processo: 07/56124-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Jair Licio Ferreira Santos
Beneficiário:Janaina Barbosa de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gêneros (grupos sociais)   Alcoolismo

Resumo

Mede-se a prevalência de problemas com álcool com base em auto-relatos de respondentes em pesquisas na população geral, através de instrumentos de rastreamento. O objetivo geral deste trabalho é comparar a eficácia do AUDIT com o CAGE, TWEAK e T-ACE, instrumentos menores, de aplicação mais fácil e rápida, e avaliar se os instrumentos AUDIT, CAGE, TWEAK E T-ACE confirmam o diagnóstico do DSM-IV (padrão-ouro) se o respondente é dependente ou faz uso nocivo de álcool, de acordo com gênero e faixa etária. O método é um estudo transversal do tipo inquérito epidemiológico em amostra estratificada e representativa. É um recorte do projeto GENACIS, realizado na região metropolitana de São Paulo, cuja amostra totaliza 2083 pessoas maiores de 18 anos. A coleta de dados foi feita através da aplicação do questionário GENACIS em entrevistas nos domicílios sorteados. Serão avaliados os valores preditivos positivo e negativo, a sensibilidade e especificidade produzidas por cada instrumento e os respectivos intervalos de confiança. Os resultados serão comparados pelos testes usuais de proporções, através da distribuição binomial ou de aproximação normal. Em todas as análises será fixado como probabilidade de ocorrência do erro de primeira espécie o valor alfa de 5%. A maioria da literatura de comparação desses instrumentos mostra estudos em populações especiais, como em tratamento ou unidades básicas de saúde. Comparar instrumentos de detecção em amostra populacional representativa pode melhor elucidar sua aplicabilidade no rastreamento precoce dos problemas relacionados ao álcool na população geral. Apoio Fapesp (04/11729-2). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, JANAINA BARBOSA; FERREIRA SANTOS, JAIR LICIO; KERR-CORREA, FLORENCE; SIMAO, MARIA ODETE; PEREIRA LIMA, MARIA CRISTINA. Alcohol screening instruments in elderly male: a population-based survey in metropolitan Sao Paulo, Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 33, n. 4, p. 346-351, DEC 2011. Citações Web of Science: 0.
PEREIRA LIMA, MARIA CRISTINA; SIMAO, MARIA ODETE; DE OLIVEIRA, JANAINA BARBOSA; CAVARIANI, MARIANA BRAGA; TUCCI, ADRIANA MARCASSA; KERR-CORREA, FLORENCE. Alcohol use and falls among the elderly in Metropolitan Sao Paulo, Brazil. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 12, p. 2603-2611, DEC 2009. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.