Busca avançada
Ano de início
Entree

Corpos dóceis, indoceis: usos de drogas, marcadores sociais e corporalidades

Processo: 07/54697-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Heloísa André Pontes
Beneficiário:Taniele Cristina Rui
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria antropológica   Corporeidade

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe um desenvolvimento teórico e empírico da pesquisa que realizei no mestrado acerca das concepções e práticas de uso de "drogas" em três grupos sociais distintos, a saber, ex-usuários de "drogas" internados em uma clínica de recuperação, "meninos de rua" e estudantes universitários. A partir do método comparativo, pretende-se relacionar a prática do consumo de "drogas" aos aspectos sociais e simbólicos específicos de cada contexto investigado e o modo como tais aspectos se ligam à materialidade dos corpos. Com isso, busca-se construir, a partir dos pressupostos da antropologia, uma via analítica capaz de fazer as categorias de "corpo" e "contexto social" ganharem força explicativa para o uso contemporâneo de substâncias. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RUI, Taniele Cristina. Corpos abjetos : etnografia em cenários de uso e comércio de crack. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.