Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de genes com interesse biotecnológico

Processo: 07/54748-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Viviane Schuch
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Xilose   Etanol

Resumo

A biomassa é composta basicamente de celulose, hemiceluloses e lignina. A hemicelulose é formada por vários heteropolissacarídeos que têm como monossacarídeos componentes xilose, arabinose, galactose, manose, glicose e ácido 4-O-metil-glicurônico. Xilose é o segundo carboidrato mais abundante na natureza, e a fermentação comercial deste composto para a produção de etanol pode representar uma alternativa de aumento da produtividade para o futuro. A levedura selvagem Saccharomyces cerevisiae fermenta prontamente glicose, mas não é capaz de metabolizar xilose. Apenas uma pequena parcela de bactérias, leveduras e fungos filamentosos são naturalmente capazes de fermentar xilose. Novos microrganismos são uma importante fonte de biomoléculas de interesse biotecnológico. Entretanto, inúmeras análises moleculares, como estudos de genes 16S rRNA amplificados a partir de DNA metagenômico, confirmam que menos de 1% dos microrganismos presentes nos ambientes podem ser cultivados pelos métodos convencionais. A proposta deste projeto de doutorado é utilizar a abordagem metagenômica para prospectar novos genes envolvidos na conversão de xilose em xilulose. Estes genes serão futuramente utilizados em experimentos de engenharia metabólica e engenharia evolutiva, visando obtenção de linhagens mutantes capazes de fermentar xilose, para uma conversão mais eficiente da biomassa em etanol, (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHUCH, Viviane. Prospecção de genes com interesse biotecnológico. 2011. 80 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.