Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmicas de Ising/Potts e reação-difusão em redes complexas corticais e neuronais

Processo: 07/54742-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Luciano da Fontoura Costa
Beneficiário:Renato Aparecido Pimentel da Silva
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/00587-5 - Modelagem por redes (grafos) e técnicas de reconhecimento de padrões: estrutura, dinâmica e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Dinâmica não linear   Redes complexas

Resumo

Redes complexas têm sido utilizadas com eficácia ao longo dos últimos anos para modelar diversos processos naturais e humanos. Estas estruturas têm como base a teoria de grafos, porém com diversas características adicionais. É feita uma breve revisão bibliográfica de redes complexas e respectivas dinâmicas, juntamente com uma revisão de redes corticais e neuronais. Mais especificamente, conceitos básicos da teoria de grafos são apresentados, seguidos pela descrição e obtenção de alguns modelos de redes complexas conhecidos na literatura, como redes aleatórias, redes pequeno mundo, livres de escala e geográficas. Processos de dinâmica e reação-difusão em redes serão considerados, em especial os modelos ferromagnéticos de Ising/Potts, utilizados na modelagem das dinâmicas. Grande parte dos trabalhos encontrados tratam de tais processos em redes regulares, entretanto redes complexas, mais estruturadas e gerais, permitem a modelagem de um número maior de problemas práticos. Aplicações da teoria em redes corticais e neuronais são ilustradas. O objetivo do presente trabalho é o estudo, aprimoramento e expansão da aplicação de dinâmicas de Ising/Potts e formação de padrões (difusão e reação-difusão) em redes complexas, tendo como principal motivação as redes corticais e neuronais, além da extensão dos conceitos e abordagens desenvolvidos para outras redes reais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIMENTEL DA SILVA, RENATO APARECIDO; VIANA, MATHEUS PALHARES; COSTA, LUCIANO DA FONTOURA. Predicting epidemic outbreak from individual features of the spreaders. JOURNAL OF STATISTICAL MECHANICS-THEORY AND EXPERIMENT, JUL 2012. Citações Web of Science: 12.
PIMENTEL DA SILVA, RENATO APARECIDO; COSTA, LUCIANO DA FONTOURA. THE EFFECT OF CORTICO-THALAMIC CONNECTIONS ON THE DIVERSITY OF CORTICAL ACTIVATIONS AS MODELED BY THE ISING MODEL. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIFURCATION AND CHAOS, v. 20, n. 5, p. 1321-1334, MAY 2010. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Renato Aparecido Pimentel da. Emprego de redes complexas no estudo das relações entre morfologia individual, topologia global e aspectos dinâmicos em neurociência. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.