Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização bioquímica da paracoccina de Paracoccidioides brasiliensis

Processo: 07/55731-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Roque Antunes Barreira
Beneficiário:Fausto Bruno dos Reis Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioides brasiliensis   Lectinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lectina | Paracoccidioides Brasiliensis | Paracoccina

Resumo

Paracoccidioides brasiliensis é o agente etiológico da Paracoccidioidomicose, a micose profunda de maior prevalência na América Latina. Dentre os fatores próprios do fungo capazes de aumentar sua patogenicidade são mencionados lipídeos, polissacarídeos e glicoproteínas. Uma lectina de P. brasiliensis denominada paracoccina (70 kDa), com afinidade por N- acetil-glicosamina, foi identificada e localizada na superfície celular de leveduras. Essa lectina contribui para a adesão do fungo à matriz extracelular e induz macrófagos a produzir JHF-a e oxido nítrico em altas concentrações. Tais características justificam o investimento de esforços em sua caracterização bioquímica detalhada, através do cumprimento das seguintes metas: (1) investigação de atividade quitinolítica e de N-acetil-β-D-glicosaminidase; (2) otimização de sua purificação por afinidade a anticorpos específicos; (3) caracterização por eletroforese bidimensional e imunoblotting; (4) seqüenciamento polipeptídico com análise da seqüência de peptídeos tripsínicos por espectrometria de massa, (5) determinação da estrutura tridimensional da proteína recombinante; (6) analisar a ligação de paracoccina à superfície de macrófagos e avaliar cíneticamente o processo de internalização da lectina. O cumprimento dessas metas abrirá perspectivas para o estabelecimento da relação estrutura-função da molécula paracoccina e para o esclarecimento da correlação entre a sua expressão e a virulência de P. brasiliensis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS ALMEIDA, FAUSTO BRUNO; DE OLIVEIRA, LEANDRO LICURSI; DE SOUSA, MARCELO VALLE; ROQUE BARREIRA, MARIA CRISTINA; HANNA, EBERT SEIXAS. Paracoccin from Paracoccidioides brasiliensis; purification through affinity with chitin and identification of N-acetyl-beta-D-glucosaminidase activity. YEAST, v. 27, n. 2, p. 67-76, . (07/55731-9, 06/60642-2, 06/50694-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.