Busca avançada
Ano de início
Entree

Territorios da industria revisitados: a trajetoria da atividade industrial no municipio de sao paulo.

Processo: 07/54496-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Sueli Terezinha Ramos Schiffer
Beneficiário:Juliana Di Cesare Margini Marques
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Localização industrial   Renovação urbana

Resumo

O objeto desta pesquisa é a distribuição territorial das atividades industriais do município de São Paulo, tendo em vista a identificação dos diferentes espaços que englobam estas atividades, como os espaços ociosos/degradados oriundos do processo de desconcentração industrial, os espaços das novas atividades produtivas locais, formados por pequenas e médias empresas geograficamente concentradas ou mesmo as novas plantas industriais. O recorte espacial é o município de São Paulo e o recorte temporal é delimitado pelos anos de 1975 a 2005, englobando períodos em que o Município viveu um processo de desconcentração industrial, sua estagnação a partir de 1985, segundo alguns autores, passando em seguida a abrigar novos fenômenos econômicos. Esta pesquisa se inicia com uma discussão teórica sobre a produção do espaço capitalista e as teorias de localização industrial, com a finalidade de interpretar a experiência atual acerca dos projetos urbanos que têm como estratégia o desenvolvimento de atividades produtivas. Desenvolve-se posteriormente uma análise sobre as atividades industriais atuais em São Paulo após o processo de reestruturação produtiva, estabelecendo-se relações com a atuação urbanística. Visa estabelecer a espacialização da atividade industrial para a compreensão das transformações urbanas e sócio-econômicas do município de São Paulo e subsidiar políticas públicas e projetos urbanos de desenvolvimento local. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Juliana Di Cesare Margini. Territórios da indústria revisitados: a trajetória da atividade industrial no Município de São Paulo. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.