Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de suplementação na recria e terminação de bovinos de corte

Processo: 07/54850-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Flávio Dutra de Resende
Beneficiário:Ricardo Linhares Sampaio
Instituição-sede: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Suplementos alimentares para animais   Pastagens   Recria   Confinamento animal   Bovinos de corte

Resumo

O presente experimento será desenvolvido na unidade de pesquisa do Pólo Regional da Alta Mogiana, em Colina - SP, com o objetivo de estudar o desempenho de bovinos de corte nas fases de recria e terminação em diferentes níveis de suplementação, mantidos em pastagem. A área experimental possui 3 módulos de pastio rotacionado com 6 piquetes de áreas iguais cada. O sistema 1 possui área de 14,4 ha, o sistema 2 possui área de 20,64 ha e o sistema 3 uma área de 12,96 ha. Serão utilizados 200 bovinos oriundos de cruzamento industrial, com peso médio inicial de 200 kg, distribuídos nos três sistemas de pastio. O experimento será dividido em três etapas, sendo que na primeira etapa (primeira seca) os animais serão mantidos a pasto, sendo fornecido um nível de suplementação para cada lote, esperando ganhos de 0,2; 0,45 e 0,7 kg/dia. Na segunda etapa (primeira água) cada um dos três lotes será dividido em três, formando nove subgrupos, distribuídos de forma que teremos sub-lotes que terão passado por cada tratamento da fase anterior, e também serão mantidos a pasto e suplementados com diferentes níveis nutricionais com ganhos esperados de 0,6; 0,8 e 1,0 kg/dia. Na terceira etapa (segunda seca), cada subgrupo será dividido em dois novos subgrupos e distribuídos em dois tratamentos que são terminação a pasto e terminação em confinamento, com ganhos esperados de 0,6 e 1,2 kg/dia. No estudo serão avaliados os fatores qualitativos e quantitativos da forragem. Serão determinados, o ganho por animal e por área, o desempenho, o rendimento de carcaça e a composição corporal. Será realizada a análise econômica dos dados referentes ao rendimento por animal, rendimento por área e relação custo benefício. Os dados obtidos serão analisados segundo um delineamento inteiramente casualizado através do pacote estatístico SAS 8.0 (1999). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMPAIO, RICARDO LINHARES; DE RESENDE, FLAVIO DUTRA; REIS, RICARDO ANDRADE; DE OLIVEIRA, IVANNA MORAES; CUSTODIO, LETICIA; FERNANDES, RODOLFO MACIEL; PAZDIORA, RAUL DIRCEU; SIQUEIRA, GUSTAVO REZENDE. The nutritional interrelationship between the growing and finishing phases in crossbred cattle raised in a tropical system. TROPICAL ANIMAL HEALTH AND PRODUCTION, v. 49, n. 5, p. 1015-1024, JUN 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.