Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos da fisiologia metabólica e do desempenho locomotor em anfíbios anuros: implicações da fragmentação ambiental

Processo: 07/55053-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Lye Otani
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/01577-8 - Causas e correlações da variação fisiológica: papel dos gradientes ambientais e comportamentais em diferentes níveis de organização, AP.TEM
Assunto(s):Fisiologia animal   Metabolismo animal   Anura   Anfíbios   Locomoção animal   Fragmentos florestais

Resumo

A ecofisiologia comparativa e evolutiva enfoca o estudo do funcionamento dos diferentes sistemas que compõem os organismos, suas relações com o ambiente e o papel desempenhado por estas interações na sobrevivência e na evolução de diferentes grupos. Diversos aspectos metabólicos e comportamentais possuem uma estreita relação com as condições do ambiente, havendo um compromisso entre as condições naturais e a dinâmica de modificações sobre os organismos. Devido ao grande índice de degradação ambiental proveniente da atividade humana, populações de anfíbios têm sido extremamente afetadas devido a sua alta sensibilidade a alterações ambientais. Apesar dos avanços mais recentes, pouco se tem estudado sobre os efeitos fisiológicos e comportamentais da degradação ambiental em anuros tropicais. Assim, este estudo se propõe a investigar as relações entre a fragmentação florestal e habilidade das algumas espécies de anuros para se deslocar entre os fragmentos, ou entre estes e corpos d'água. Especificamente será testada a hipótese "se a habilidade de uma espécie em persistir em um fragmento florestal está relacionada com a sua capacidade fisiológica para a atividade física associada à locomoção". Para isso serão comparadas 5 espécies de cada comunidade de anfíbios: (1) uma composta por matrizes de pastagens e fragmentos florestais e (2) outra por área de Floresta Atlântica contínua, sem grande interferência humana. Os principais parâmetros analisados serão relacionados com a morfologia geral, o desempenho locomotor, as taxas metabólicas de repouso e pós-exercício, além das atividades máximas enzimas envolvidas em vias metabólicas energéticas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OTANI, Lye. Aspectos da fisiologia metabólica e do desempenho locomotor em anfíbios anuros: implicações da fragmentação ambiental. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.