Busca avançada
Ano de início
Entree

Manifestacoes da governanca territorial no brasil: uma analise do "circuito das aguas paulista" e do "circuito das malhas do sul de minas gerais"

Processo: 07/55059-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Pesquisador responsável:Elson Luciano Silva Pires
Beneficiário:Lucas Labigalini Fuini
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Governança   Arranjos produtivos locais   Território

Resumo

No presente projeto;de doutorado busca-se compreender como se articulam as novas formas de regulação e governança econômica do território brasileiro através da análise das estratégias institucionais e organizacionais dos.atores locais para mobilização dos recursos e ativos territoriais em projetos coletivos de desenvolvimento local. Busca-se, em um primeiro momento, estabelecer uma revisão das principais formas de governança e de regulação territorial vigentes durante a hegemonia do fordismo (décadas de 1950 a 1970) e no período atual, dando ênfase a dois instrumentos principais de governança recentes: os Arranjos Produtivos Locais (APL) e os Circuitos Turísticos. No primeiro caso, observar-se a evolução da abordagem de aglomerados setoriais simples para as formas de articulação e cooperação sócio-institucional entre atores que definem estruturas de distribuição de poderes econômicos e políticos no âmbito local. Os exemplos a serem tomados para estudo de caso é o do "Circuito das Águas Paulista", que abarca as cidades localizadas na parte leste do Estado de São Paulo, classificadas como Estâncias turísticas e hidrominerais, e o do "Circuito das Malhas do Sul de Mina Gerais", envolvendo municípios localizados no extremo sul do Estado de Minas, na fronteira com São Paulo e especializados na produção de malhas retilíneas em configuração industrial tipo APL. No exemplo dos Circuitos turísticos, consolida-se uma visão de território como espaço integrado pelos vínculos e redes de empresas e o ambiente externo onde estão inseridas. A análise da intersecção entre estes dois Circuitos, envoltos em atividades complementares de produção de malhas retilíneas e no turismo termal e hoteleiro, bem como as particularidades sócio-institucionais dos mesmos na condição de crescente especificação dos recursos territoriais locais, constam também como objetivos essenciais que caracterizam a presente pesquisa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUINI, Lucas Labigalini. Manifestações da governança territorial no Brasil : uma análise do 'circuito das águas paulista' e do 'circuito das malhas do sul de Minas Gerais'. 2010. 191 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.