Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da colaboração de Machado de Assis n'a estação (1879-1898) e na Gazeta de Notícias (1881-1897)

Processo: 07/55081-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Alvaro Santos Simões Junior
Beneficiário:Jaison Luís Crestani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Machado de Assis   Conto

Resumo

Este projeto propõe um estudo critico e comparativo dos contos de Machado de Assis publicados em três diferentes contextos de produção: a revista A Estação, o jornal Gazeta de Noticias e as coletâneas de histórias organizadas pelo autor. Paralelamente a esse trabalho de retomada das fontes primárias e das condições de produção literária na imprensa periódica, o projeto propõe um questionamento das duas correntes básicas da critica machadiana, que sustentam as teses de que o percurso formativo do escritor se define por uma "ruptura entre as fases", ou por um "amadurecimento progressivo". Partindo desse questionamento, pretende-se redefinir as perspectivas de análise de modo a tornar possível a percepção da complexidade do processo formativo do escritor, que evidencia um movimento simultâneo de avanço e recuo, superação e retomada de formas e procedimentos narrativos, possibilitando, assim, a apreensão da convivência entre o prosaico e o complexo, entre o aperfeiçoamento e a permanência. A partir disso, o projeto propõe averiguar a tese de que a estética machadiana se configura a partir das especificidades e das demandas disponíveis em cada contexto (livro, revista e jornal). Por fim, a idéia de uma reunião dessas diferentes orientações no interior das coletâneas conduz-nos à constatação da hipótese de que a criação machadiana assume uma configuração multiforme (agrupamento de múltiplas formas de escrita e esferas de leitura no interior do volume) - imagem conscientemente construída pelo escritor para ser legada à posteridade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRESTANI, Jaison Luís. Machado de Assis e o processo de criação literária : estudo comparativo das narrativas publicadas n’A Estação (1879- 1884), na Gazeta de Notícias (1881-1884) e nas coletâneas Papéis avulsos (1882) e Histórias sem data (1884). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis). Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.