Busca avançada
Ano de início
Entree

Consumo calorico-proteico domestico em populacoes caboclas amazonicas assentadas em tres diferentes ecossistemas - uma nalise comparativa.

Processo: 06/58625-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Rui Sérgio Sereni Murrieta
Beneficiário:Maissa Salah Bakri
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação   Amazônia

Resumo

O principal objetivo deste projeto é avaliar se a tipologia de bacias proposta para a Amazônia, baseada na produtividade das águas, é suficiente para explicar a variabilidade encontrada nos padrões de consumo alimentar (calórico-protéico) das populações caboclas da Amazônia. Para isso, será realizada a caracterização, identificação e comparação dos padrões de consumo alimentar, de três populações caboclas da Amazônia vivendo em ecossistemas contrastantes, no estado do Pará. Os ecossistemas representados são: a várzea estacional (águas brancas), a várzea estuarina (águas brancas) e a floresta de terra firme (águas pretas). A população da várzea estacional é representada pelas comunidades de São Benedito e Aracampina, da Ilha de Ituqui, município de Santarém. Já a população da várzea estuarina é composta pelas comunidades de Paricatuba, Marajó-açú e Praia Grande, da Ilha de Marajó, município de Ponta de Pedras. Por sua vez, a população de terra firme é representada pelas comunidades de Caxiuanã e Pedreira, da área de influência da Floresta Nacional de Caxiuanã, municípios de Melgaço e Portel. O método utilizado para a obtenção dos dados de consumo alimentar foi o recordatório de 24 horas. As análises estatísticas apropriadas serão executadas com o auxílio do programa SPSS 12.0. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAKRI, Maissa Salah. Consumo alimentar doméstico em populações caboclas assentadas em três diferentes ambientes amazônicos: uma análise comparativa. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.