Busca avançada
Ano de início
Entree

A arquitetura e seus limites Diante da crise da modernização. as particularidades desse impasse no caso brasileiro, consideradas a partir da produção de habitação de baixa renda, em São Paulo

Processo: 07/55301-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 24 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Vera Maria Pallamin
Beneficiário:André de Oliveira Torres Carrasco
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produção do espaço

Resumo

A pesquisa proposta tem como objeto de investigação o cenário de crise que envolve a produção arquitetônica brasileira no período compreendido entre a segunda metade do século XX e os primeiros anos do século XXI. Essa constatação origina-se na análise das contradições entre os objetivos vislumbrados pela Arquitetura Moderna, no Brasil, e sua produção. Um dos principais pontos do programa central dessa escola, que orientou grande parte da produção arquitetônica brasileira no período, era a defesa da emancipação do homem, através da transformação de seu espaço. No entanto, sua produção entra em crise a partir do momento em que as características assumidas pelo processo de modernização, resultantes de sua forma de desenvolvimento no atual estágio do capitalismo, inviabilizaram a emancipação desejada. A hipótese apresentada nesse projeto de pesquisa trata das relações entre a crise da arquitetura e a crise do processo de modernização, assim como as particularidades impostas à crise da arquitetura brasileira pelo modo como a modernização se desenvolveu em nosso país. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARRASCO, André de Oliveira Torres. Os limites da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbano em um contexto de modernização retardatária: as particularidades desse impasse no caso brasileiro. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.