Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação da composição química e das atividades biológicas dos óleos essenciais de folhas de populações de Hedyosmum brasiliense provenientes da Serra do Mar e Serra da Mantiqueira (Mata Atlântica)

Processo: 06/58914-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Maria Claudia Marx Young
Beneficiário:Denise Lopes Resende
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/12215-7 - Flora aromática da Mata Atlântica no Estado de São Paulo: composição química dos óleos voláteis e análise da atividade biológica, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Anti-infecciosos   Óleos essenciais

Resumo

As plantas, em especial as plantas medicinais e aromáticas, podem apresentar alterações bioquímicas e fisiológicas, capazes de afetar a elaboração dos princípios ativos, tanto quantitativa como qualitativamente. Os óleos essenciais são compostos provenientes do metabolismo secundário com diferentes funções e vários fatores podem alterar sua a composição e o seu teor, como a época de colheita, o horário, o tempo de secagem e as condições ambientais. Hedyosmum brasiliense é uma planta nativa da Mata Atlântica, encontrada também em regiões de mata ciliar, de hábito arbustivo. Suas folhas são utilizadas na medicina popular para dores de cabeça e de estômago, disfunções do ovário, frieira, como tônico e afrodisíaco, porém, somente propriedades analgésicas e anticoagulantes foram comprovadas. A flora tropical do Brasil pode ser considerada uma das fontes mais ricas em substratos usados na busca de novos modelos moleculares que podem, a partir de estudos de bioprospecção, químicos e farmacológicos, levar à descoberta de novos medicamentos para a cura ou controle de diversas doenças. Considerando o extrativismo e a possível extinção de espécies da flora tropical em condições naturais, o projeto tem como objetivo o aumento do conhecimento sobre a composição química e o teor dos óleos essenciais de folhas de H. brasiliense provenientes da Mata Atlântica e de região de transição entre Mata Ciliar e Cerradão, relacionando a sazonalidade, a fenologia e os fatores ambientais de cada ambiente, com a produção de óleos essenciais e suas possíveis atividades biológicas. (AU)