Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da diversidade de basidiomicetos poliporoides de fragmentos florestais remanescentes do Noroeste paulista

Processo: 06/58786-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Eleni Gomes
Beneficiário:Maira Cortellini Abrahão
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/04820-3 - Fauna e flora de fragmentos florestais remanescentes no noroeste paulista: base para estudos de conservação da biodiversidade, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Basidiomycota

Resumo

O presente projeto faz parte do projeto temático BIOTA, "Fauna e flora de fragmentos florestais remanescentes do Noroeste Paulista: base para estudos de conservação da biodiversidade" (Proc. Fapesp n° 04/04820-3). Além de espécimes animais e vegetais, serão também estudadas a presença e a distribuição de fungos. O estudo de fungos basidiomicetos poliporóides foi iniciado pela proponente em seu programa de iniciação científica, com o levantamento dos poliporóides encontrados no perímetro urbano do Município de São José do Rio Preto. No projeto proposto para o Mestrado será feito o levantamento das espécies de poliporóides que ocorrem nos fragmentos selecionados para a região (em processo de autorização pelos proprietários) e que apresentam cobertura de vegetação típica de floresta estacional semi-decidual. Os fungos poliporóides, tradicionalmente incluídos na Ordem Aphyllophorales (Basidiomycetes), são lignícolas em sua maioria, possuindo um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas terrestres. Serão realizadas coletas mensais no período de janeiro a dezembro de 2007. O material será fotografado, coletado, isolado em meio de cultura e identificado morfologicamente. Serão elaboradas descrições detalhadas, ilustrações e chaves de identificação para os táxons encontrados. Os exemplares coletados e identificados serão depositados no Herbário Maria Eneyda P. K. Fidalgo (SP) e as linhagens obtidas serão depositadas na Coleção de Culturas de Basidiomicetos (CCB) do Instituto de Botânica e em coleção particular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABRAHAO, MAIRA CORTELLINI; GUGLIOTTA, ADRIANA DE MELLO. A new species of Inonotus (Hymenochaetaceae) and Trametes cingulata (Polyporaceae) newly recorded from Brazil. MYCOTAXON, v. 120, p. 35-41, APR-JUN 2012. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABRAHÃO, Maira Cortellini. Estudo da diversidade de basidiomicetos poliporóides de fragmentos florestais remanescentes do noroeste paulista. 2009. 240 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.