Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do padrão de expressão dos genes da família MADS-box durante o desenvolvimento do fruto de Citrus sinensis

Processo: 07/57296-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Marcelo Carnier Dornelas
Beneficiário:Pedro Araújo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/57862-8 - Florescimento e frutificação em laranjeira Valência: aspectos anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e moleculares, AP.TEM
Assunto(s):Citrus sinensis

Resumo

Diversos trabalhos recentes em plantas-modelo como Arabidopsis thaliana relacionaram o padrão de expressão de uma série de genes relacionados com o desenvolvimento do gineceu (carpelo, valvas e replum) ao desenvolvimento e maturação de frutos secos. Aparentemente estes genes são evolutivamente conservados e possuem papéis biológicos semelhantes em plantas-modelo de frutos carnosos como o tomateiro (Lycopersicon esculentum; Giovannoni et al., 2004). Genes foram identificados em frutos carnosos tendo homologia com Arabidopsis, por exemplo TM4 (TDR4) à FRUITFULL Os frutos de laranjeira (Citrus sinensis) são de grande interesse econômico e possuem estruturas que os diferenciam dos frutos das plantas modelo. Assim, pretende-se estudar o padrão de expressão gênica em diferentes fases do desenvolvimento de frutos de laranjeira, investigando a relação entre os padrões de expressão e os possíveis papéis biológicos de alguns genes-candidatos durante o desenvolvimento de frutos em Citrus. Este projeto pretende, portanto, elucidar o padrão de expressão de genes envolvidos no desenvolvimento do fruto de Citrus sinensis por técnicas de hibridização in situ e RT-PCR com o uso de dados previamente selecionados no banco de dados do CitEST. Genes da família MADS-Box, relacionados com o desenvolvimento de órgãos florais, como FRUITFULL e SHATTERPROOF merecerão especial atenção, pois também estão envolvidos com o desenvolvimento do fruto em plantas-modelo como Arabidopsis thaliana. Nosso objetivo é estudar os padrões de expressão de homólogos destes genes em Citrus sinensis. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Pedro. Analise do padrão de expressão dos genes da familia MADS-box durante o desenvolvimento do fruto de Citrus sinensis. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.