Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da inibição da óxido nítrico sintase induzida em modelo de inflamação alérgica pulmonar crônica em cobaias: avaliação da mecânica oscilatória e remodelamento do tecido pulmonar periférico

Processo: 06/57942-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério
Beneficiário:Claudia Miranda Starling
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Diversos mediadores inflamatórios estão envolvidos na fisiopatogênese da asma brônquica, como o óxido nítrico (NO). Considerando o NO, sabe-se que ele tem um papel importante tanto na regulação do tônus quanto na inflamação de vias aéreas, demonstrando ser um mediador da hiperreatividade brônquica induzida por alérgeno. Apesar de sua participação na modulação da resposta inflamatória vir sendo intensamente investigada nos últimos anos, resultados controversos ainda são encontrados na literatura, sugerindo que o NO tenha uma dupla função na patogênese da asma. Para estudos mais aprofundados sobre a real participação de cada isoforma das NO Sintase nos diferentes aspectos fisiopatológicos, vários inibidores da produção de NO tem sido desenvolvidos. Entre eles o 1400W, que inibe a isoforma iNOS, nas respostas pulmonares imediata e tardia ao antígeno, permitindo avaliar a contribuição individual desta via no complexo óxido nítrico-arginase no processo inflamatório da asma e no parênquima pulmonar. Como o tecido pulmonar periférico parece ter um papel importante na resistência pulmonar total, atenta-se para a possibilidade da participação também do parênquima pulmonar na fisiopatologia da asma, o que provavelmente altera o conceito e as formas de pensar o tratamento da doença. Assim, o estudo do papel da inibição específica da iNOS no tecido periférico, pode contribuir para maior compreensão dos efeitos da disfunção do complexo arginase-NOS na fisiopatologia da asma, particularmente no remodelamento pulmonar. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STARLING, Claudia Miranda. Estudo da mecânica oscilatória e do remodelamento de tecido pulmonar periférico em modelo de inflamação alérgica em cobaias: efeitos da inibição da óxido nítrico sintase induzida. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.