Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional dos homólogos pho80 e PHO85 no fungo patogênico humano Aspergillus fumigatus

Processo: 06/59392-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goldman
Beneficiário:Paula Fagundes de Gouvêa Bizzi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/52593-1 - Análise molecular da calcineurina em fungos patogênicos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Aspergillus fumigatus   Fosfatos

Resumo

O fosfato inorgânico é um dos nutrientes essenciais para todos os organismos sendo requerido em muitos processos metabólicos incluindo a biossintese de ácidos nucléicos e fosfolípideos, metabolismo energético e na transdução de sinais. A aquisição celular, armazenamento, liberação e integração metabólica do fosfato inorgânico estão baseadas na participação essencial de numerosas enzimas, tais como fosfatases extracelulares ácidas e alcalinas, fosfodiesterases, transportadores de fosfato, quinases de polifosfato e endopolifosfatases. As atividades das enzimas necessárias para a homeostase do fosfato intracelular estão sujeitas a regulação pela via de transdução de sinal Pi (via PHO). A via PHO é ativada quando a aquisição de fosfato é necessária. O Aspergillus fumigatus é um fungo saprofítico de grande importância médica por causar a aspergilose e de grande importância no meio ambiente por reciclar carbono e nitrogênio podendo ser encontrado em todas as regiões do mundo. O sensoreamento ambiental e a aquisição de nutrientes essenciais do ambiente são características metabólicas que estão associadas com o crescimento de A. fumigatus num ambiente hostil, tal como o hospedeiro humano. Neste trabalho, como um passo inicial no estudo do sistema PHO de A. fumigatus, serão obtidas as linhagens pho80 e pho85 deletadas para a posterior análise do envolvimento destes genes na obtenção de fosfato e também para a investigação da importância dos mesmos no processo de virulência. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIZZI, Paula Fagundes de Gouvêa. Sistema de aquisição de fosfato inorgânico no fungo patogênico humano Aspergillus fumigatus. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.