Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da oxidação de metanol e etanol sobre catalisadores bimetálicos suportados preparados por métodos coloidais

Processo: 06/60769-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Hebe de las Mercedes Villullas
Beneficiário:Denis Ricardo Martins de Godoi
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Coloides   Eletrocatálise   Nanopartículas   Células de combustível   Etanol

Resumo

O projeto envolve a síntese de nanopartículas bimetálicas coloidais por metodologias não convencionais, como a síntese em microemulsão e o método do poliol com o intuito de obter catalisadores suportados com elevada homogeneidade de tamanho e composição, e o estudo comparativo da influência do método de preparação nas propriedades físico-químicas e na atividade catalítica para a oxidação eletroquímica de metanol e etanol. Trata-se de um projeto relacionado ao estudo dos aspectos fundamentais dos mecanismos destas reações e diretamente vinculada ao desenvolvimento de materiais eficientes para reações de transferência de carga de importância tecnológica, relevantes na área das células de combustível a álcool direto. Propõe-se a utilização de ambos os métodos de síntese, em microemulsões e pelo método do poliol, para preparar nanocatalisadores de PtRu e PtNi, para a reação de oxidação de metanol, e de PtSn para a reação de oxidação de etanol. Os catalisadores serão caracterizados por diversas técnicas (microscopia eletrônica de transmissão, espectroscopia de dispersão de raios X e difração de raios X, etc). O estudo da cinética das reações de oxidação de metanol e etanol será realizado utilizando técnicas eletroquímicas convencionais (voltametria, cronoamperometria, etc), analisando os produtos intermediários das reações de oxidação (cromatografia) e realizando curvas de polarização em célula de combustível unitária. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GODOI, DENIS R. M.; VILLULLAS, H. MERCEDES. Relevance of Electronic Effects on the Yield of CO2 from Methanol Oxidation. Langmuir, v. 28, n. 2, p. 1064-1067, JAN 17 2012. Citações Web of Science: 3.
GODOI, D. R. M.; PEREZ, J.; VILLULLAS, H. M. Alloys and oxides on carbon-supported Pt-Sn electrocatalysts for ethanol oxidation. Journal of Power Sources, v. 195, n. 11, SI, p. 3394-3401, JUN 1 2010. Citações Web of Science: 73.
GODOI, DENIS R. M.; PEREZ, JOELMA; VILLULLAS, H. MERCEDES. Effects of Alloyed and Oxide Phases on Methanol Oxidation of Pt-Ru/C Nanocatalysts of the Same Particle Size. Journal of Physical Chemistry C, v. 113, n. 19, p. 8518-8525, MAY 14 2009. Citações Web of Science: 46.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOI, Denis Ricardo Martins de. Estudo das reações de oxidação de metanol e etanol sobre catalisadores bimetálicos suportados preparados por métodos coloidais. 2011. 142 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.