Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de enzimas fúngicas hidrolíticas para obtenção de amino oligossacarídeos

Processo: 06/07107-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Telma Teixeira Franco
Beneficiário:Talita Lopes Honorato
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quitinase   Quitosanase   Fungos   Bioprocessos   Oligossacarídeos

Resumo

Este projeto visa a obtenção de enzimas hidrolíticas (quitosanase e quitinase) a partir do aproveitamento do resíduo da carcinicultura estado do Ceará (cultivo de camarão em cativeiro). Estes resíduos são fontes de proteína e quitina que podem ser aproveitados para outras finalidades tais como preparo de rações e cultivo de microrganismos. A fermentação semi-sólida tem sido extensivamente estudada devido à algumas vantagens sobre a fermentação submersa dentre as quais se destacam: menor custo, obtenção de produtos altamente concentrados e menor facilidade de contaminação. Fungos filamentosos são os microrganismos mais utilizados em fermentação em estado sólido devido à sua baixa de necessidade de água para crescimento. A quitina e a quitosana também sido estudadas em diferentes campos de aplicação, bem como a atividade biológica dos oligômeros oriundos da hidrólise destes polímeros. Neste projeto serão selecionadas seis linhagens fúngicas (Trichoderma e Aspergillus) produtoras de quitinase e quitosanase, as quais terão seu metabolismo estudado em meio sintético seguido da otimização da produção das enzimas utilizando como substrato o resíduo de carcinicultura (casca e cefalotórax do camarão). Os caldos de enzima bruta serão empregados na hidrólise de quitosana para produção de oligômeros bioativos contra alguns fungos fitopatogênicos. Este projeto está incluído em dois outros projetos maiores, um Temático, ainda em julgamento pela FAPESP (processo número 05/60528-2) e um projeto recentemente aprovado pelo CNPq (edital MCT/CNPq/CT-Infra/ CT-Energ: 07/2006, processo 620021/2006-3), sob a coordenação da Profa. Sueli Rodrigues (DETAL/UFC) e vice-coordenação da Profa. Dra. Telma T. Franco (FEQ/DPQ/UNICAMP). A candidata já vem participando de projetos de pesquisa na área e possui publicações em congressos e uma publicação em periódico indexado (Enzymatic synthesis of prebiotic oligosaccharides, Appl.Bioch.Biotechnol.vol 133 (11), pp. 31-40, april 2006). A presente proposta de pesquisa trata da obtenção de aminoglucano-oligossacarídeos (AGO's) e do desenvolvimento de tecnologia para sua produção. Isto requer conhecimento interdisciplinar entre especialistas em tecnologia enzimática sobre substratos altamente definidos. Colaboram com esta proposta os professores Claudio Airoldi, Helia Sato, Martin Peter (originário da Universidade de Potsdam) atualmente professor Convidado da Capes e responsável pelo convênio bilateral Probral, Capes-Daad, e coordenador geral do programa Polylife com a Comunidade Européia, do qual a Unicamp é vice-coordenadora, e prof. Marcos Eberlin (Unicamp) para estudo dos oligômeros por espectrometria de massas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HONORATO, Talita Lopes. Produção de enzimas fúngicas hidrolíticas para obtenção de amino-oligossacarídeos. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.