Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica do gênero Mustelus Link, 1970 (Chondrichthnyes, Carcharhiniformes, Triakidae) do Brasil

Processo: 06/05163-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 14 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Otto Bismarck Fazzano Gadig
Beneficiário:Marcos Rogerio Rosa
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Tubarões   Chondrichthyes   Brasil

Resumo

Muito explorados pela mídia devido a ataques aos seres humanos, os tubarões representam, acima de tudo, uma importante fonte na obtenção de produtos e subprodutos para o homem. Desempenham também importante papel na ecologia dos ecossistemas marinhos, como predadores de topo de cadeia. A família Triakidae é considerada uma das mais numerosas, sendo o genero Mustelus o mais numeroso em especies, inclusive entre os carcharhiniformes. O gênero Mustelus já foi tema de diversos trabalhos taxonômicos, sendo a identificação das espécies ocorrentes no Brasil de difícil identificação. Recentemente, novas coletas foram realizadas e vários exemplares foram obtidos e aparentemente são formas diferentes das descritas até o presente. A identificação das espécies ocorrentes no Brasil é dificultada por vários fatores como a dificuldade de obtenção de exemplares de grande porte, acarretando a falta de observações ontogenéticas, a conservação de poucos exemplares em coleções e a pouca consistência de alguns dos caracteres até então utilizados nas chaves de identificação. O objetivo deste estudo é efetuar uma revisão das espécies do gênero Mustelus que ocorrem no Brasil. Será analisada à morfologia externa, dando ênfase à revisão dos caracteres morfológicos até então utilizados na identificação das espécies (e.g., coloração, dentição, e diferenças entre indivíduos adultos e jovens). Como um dos principais resultados, pretende-se propor uma nova chave para identificação taxonômica, com a utilização de características mais consistentes na separação intra-específica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Marcos Rogerio. Revisão taxonômica do gênero Mustelus Link, 1790 do Brasil (Chondrichthyes, Carcharhiniformes, Triakidae). 2009. 55 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.