Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da infiltração bacteriana em diferentes tipos de junção pilar/implante

Processo: 06/05552-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Antônio Pedro Ricomini Filho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaios de fadiga   Próteses e implantes

Resumo

A longevidade em reabilitações orais utilizando implantes dentários é fundamental para o sucesso do tratamento. A formação de biofilme ao redor do implante promove alterações nos tecidos periimplantares. A presença de micro espaço entre o implante e o pilar estabelece um nicho para formação e maturação de biofilme o qual desencadeará um processo inflamatório, resultando em perda óssea e conseqüentemente perda do implante. Com a finalidade de fornecer encaixe preciso entre os componentes, o sistema junção cônica ou cone morse preconiza ausência de comunicação entre os meios externo e interno do implante. Dessa maneira este estudo se propõe a avaliar, in vitro, se há diferença na capacidade de selamento bacteriano da junção pilar / implante dos tipos cônica e hexágono externo na condição de implante / pilar submetidos a tensões mecânicas e térmicas. Neste estudo será avaliada a infiltração bacteriana em diferentes tipos de junção implante / pilar. Para tanto, serão utilizados 4 grupos experimentais: Grupo 1- 24 implantes com hexágono externo / pilar tipo UCLA; Grupo 2- 24 implantes cone morse / pilar tipo Munhão; Grupo 3- 24 implantes cone Morse / pilar tipo Standart; Grupo 4- 24 implantes de cônica justaposição. Cada grupo será subdividido em dois. Doze (12) conjuntos serão avaliados para a infiltração bacteriana sem terem sido submetidos a ciclagem térmica e fadiga mecânica e outros 12 conjuntos serão, após terem sido submetidos a ciclagem térmica e fadiga mecânica. A infiltração bacteriana será avaliada usando cepas de Streptococus oralis. O material presente no interior dos implantes será coletado e plaqueado em agar sangue e as unidades formadoras de colônias serão contabilizadas (UFC/mL). Os resultados obtidos serão submetidos à análise exploratória dos dados e testes estatísticos específicos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTÔNIO PEDRO RICOMINI FILHO; FREDERICO SILVA DE FREITAS FERNANDES; FABIANA GOUVEIA STRAIOTO; WANDER JOSÉ DA SILVA; ALTAIR ANTONINHA DEL BEL CURY. Preload loss and bacterial penetration on different implant-abutment connection systems. Brazilian Dental Journal, v. 21, n. 2, p. 123-129, 2010.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Antônio Pedro Ricomini. Avaliação da perda de pre-carga e infiltração bacteriana em sistemas de implantes de encaixe conico e hexagono externo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.