Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de desempenho de reator anaerobio-aerobio em recirculacao da fase liquida no tratamento de agua residuaria proveniente de abatedouro de aves.

Processo: 07/01764-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Ana Flávia Vieira Pontes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Reatores biológicos   Remoção de nutrientes   Águas residuárias   Biomassa imobilizada   Tratamento biológico anaeróbio   Tratamento anaeróbio

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de um reator de leito fixo e escoamento ascendente, operado de modo contínuo, com argila expandida e espuma de poliuretano como suportes para imobilização da biomassa, no tratamento de água residuária proveniente de abatedouro de aves. Na primeira etapa do trabalho, o reator será operado em condição anaeróbia, preenchido com argila expandida no primeiro compartimento e espuma de poliuretano no compartimento seguinte. Na segunda etapa, o reator será operado de forma combinada, com zonas anaeróbia e aeróbia. Para isso, será adicionado mais um compartimento na parte superior do reator, precedido por câmara de aeração. Esse módulo será preenchido por espuma de poliuretano para a imobilização da biomassa. Na última etapa, o reator combinado anaeróbio-aeróbio será submetido à recirculação do efluente da zona aeróbia para a zona anaeróbia, com o objetivo de promover a nitrificação do mesmo utilizando como fonte de carbono os ácidos provenientes do leito contendo argila expandida.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PONTES, Ana Flávia Vieira. Avaliação de desempenho de reator anaeróbio-aeróbio com recirculação da fase líquida no tratamento de água residuária proveniente de abatedouro de aves. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.