Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito citotóxico da PDT associada ao LED e ao Photogem® sobre a mucosa bucal de rato

Processo: 07/01962-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Pavarina
Beneficiário:Flávia Zardo Trindade
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Próteses e implantes   Citotoxicidade   LED   Terapia fotodinâmica

Resumo

Em estudo anterior foi verificado que Terapia Fotodinâmica (PDT) mediada pelo Photogem® (FS) associado ao LED azul (460 nm) inativou suspensões celulares de C. albicans e C. glabrata (ATCC e resistente a fluconazol). Considerando esses resultados, podemos sugerir que a utilização da PDT para o tratamento da candidose poderia apresentar importantes vantagens em relação aos antifúngicos, tendo em vista a possibilidade da obtenção de efeito fungicida sobre as células de fúngicas, sem o desenvolvimento de resistência por parte do microrganismo. Entretanto para que a PDT possa ser considerada no tratamento de infecções é importante que a mesma não cause efeitos adversos aos tecidos da cavidade bucal. Dessa forma, o objetivo do presente estudo será determinar os efeitos da irradiação da mucosa bucal de ratos com LED em presença do FS. Além disso, será avaliado a biodistribuição do FS nos tecidos da mucosa bucal dos animais. Nesse estudo serão utilizados 103 ratos (Rattus Norvegicus Albinus Holtzman) divididos em: grupo controle (n = 3) e grupos experimentais submetidos a PDT com 5 animais cada. Nos grupos experimentais será utilizado o FS em duas diferentes concentrações (25 e 50 mg/L) e, como fonte de luz o LED azul de 460 nm de potência de 50mW/cm2. O tempo de irradiação avaliado será de 50 minutos, correspondendo às doses de 37,5 J/cm2. Para a realização da PDT os animais serão anestesiados e terão a mucosa jugal tratada com fotossensibilizante. Após 30 minutos (tempo de pré-incubação), a mucosa será irradiada pela luz do LED. Para efeito de comparação e a fim de se verificar o efeito do FS e do LED na mucosa, animais adicionais (n = 5) receberão aplicação de Photogem® em uma das concentrações avaliadas sem exposição à luz. Além disso outro grupo (n= 5) será submetido à irradiação com LED na dose de 37,5 J/cm2 na ausência do FS. Após a PDT, um grupo de animais (n = 5) será sacrificado imediatamente, outro grupo (n = 5) será sacrificado após 24 horas, outro (n = 5) após 3 dias e por fim, um outro grupo (n = 5) será sacrificado após 7 dias. Posteriormente ao sacrifício dos animais, serão removidas amostras da mucosa jugal, para análise macroscópica e análise histológica do tecido. Essa análise será realizada para avaliarmos as possíveis alterações que poderão ocorrer nos tecidos submetidos à PDT. Também será realizada fluorescência para avaliação da biodistribuição do agente fotossensibilizante nos tecidos do animal. A análise estatística dos dados será realizada a fim de contribuir com a interpretação dos resultados observados. Como as variáveis da análise macroscópica e microscópica são dados de natureza nominal, serão aplicados testes estatísticos não paramétricos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRINDADE, Flávia Zardo. Avaliação do efeito citotóxico da terapia fotodinâmica associada ao LED e ao Photogem sobre a mucosa bucal de rato. 2009. 124 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.