Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de modelagem multinomial na estimabilidade da distribuição espacial do risco de acidente do trabalho por meio de um estudo caso controle espacial

Processo: 07/01892-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ricardo Carlos Cordeiro
Beneficiário:Ana Carolina Cintra Nunes Mafra
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Modelo aditivo generalizado

Resumo

Esta pesquisa visa estudar medidas de risco para estudos caso-controle, especialmente quando a intenção é uma análise espacial destes riscos. Dentre as formas de obtenção das relações entre as variáveis de interesse, visa comparar duas classes de modelos - os Modelos Lineares Generalizados (GLM) e os Modelos Aditivos Generalizados (GAM). Também permitem estender as análises de estudos caso-controle ao se transformar uma variável binária em multinomial (no caso, será considerada a gravidade do desfecho estudado). Visa, também, aplicar os métodos estudados aos dados de um estudo caso-controle de base hospitalar sobre acidentes de trabalho na cidade de Piracicaba, com o objetivo de avaliar a associação entre os acidentes de trabalho e as demais covariáveis de interesse.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Estudo caso-controle com resposta multinomial: uma proposta de análise. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, n. 3, p. -, Mar. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.