Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo de distribuição de sedimento em área de plataforma marinha: um exemplo do cambriano da faixa sergipana (Formações Lagarto e Palmares, Domínio Estância, Sergipe)

Processo: 06/05890-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Giorgio Basilici
Beneficiário:Pedro Henrique Vieira de Luca
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cambriano

Resumo

A caracterização da dinâmica dos processos sedimentares envolvidos nas áreas costeiras e de plataformas e da distribuição dos sedimentos são de elevado interesse para a sociedade atual. Diversas atividades sócias, de grande relevância econômica, concentram-se nas regiões próximas à costa, e a tendência é que, cada vez mais, a ocupação destas localidades seja destinada aos interesses humanos. A identificação dos mecanismos deposicionais, da distribuição de sedimento e da arquitetura deposicional nos corpos geológicos antigos costeiros e de plataforma é uma ferramenta importante para a análise dos fatores físicos envolvidos na dinâmica de sistemas deposicionais análogos atuais. A interpretação de fácies em afloramento fornece alta resolução, além de possuir um baixo custo em relação a outras ferramentas.Por esses objetivos usaremos as formações Lagarto e Palmares que afloram nos estados da Bahia e Sergipe, na porção sul da Faixa Sergipana. Estas duas unidades litológicas constituem sequências sedimentares clásticas desenvolvidas em sistemas costeiros marinhos e plataformais durante o Cambriano inferior. Neste contexto, este projeto se insere i) visando a identificação dos mecanismos deposicionais que atuaram na sedimentação destas unidades e a caracterização arquitetural dos depósitos destas duas formações, ii) objetivando a compreensão dos fatores que controlaram os processos de distribuição de sedimento e iii) gerando a elaboração de um modelo de deposição para a bacia. Este projeto pretende contribuir para o conhecimento dos processos envolvidos na dinâmica das áreas costeiras e de plataforma e para a definição da construção dos corpos geológicos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUCA, Pedro Henrique Vieira de. Modelo de distribuição de sedimento em area de plataforma marinha : um exemplo do cambriano da faixa sergipana (Formação Lagarto, Dominio Estancia, Sergipe). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.