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Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da lei 10.639

Processo: 07/50922-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-brasileiras
Pesquisador responsável:Vagner Gonçalves da Silva
Beneficiário:Rachel Rua Baptista Bakke
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Identidade cultural

Resumo

A Lei nº 10639/2003, que toma obrigatório o ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos escolares do país, prescreve que as religiões afro-brasileiras sejam abordadas em sala de aula, como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana importante para o desenvolvimento da população negra no Brasil. O presente projeto tem como objetivo o estudo das representações construídas sobre essas religiões nos materiais didáticos, cursos de formação continuada de professores e na própria sala de aula a partir dessa lei, assim como das tensões e negociações verificadas quando essas religiões saem de seus espaços de manifestação próprios, os terreiros, e adentram a escola. As relações entre a visão de mundo religiosa e do senso comum (presente nos discursos e práticas de professores e alunos que aderem a diferentes denominações religiosas: catolicismo, pentecostalismo etc.) com o ensino e aprendizado de valores vistos simultaneamente como "religiosos" e "símbolos culturais étnicos" (a serem mobilizados na constituição de identidades diferenciais) constituem, portanto, o foco desta pesquisa. (AU)