Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da sobrecarga hemodinâmica sobre a parede arterial da bifurcação aórtica de ratas Wistar: desenvolvimento de um modelo de fadiga estrutural aneurismática mediante hipertensão arterial e modificação do ângulo de bifurcação

Processo: 06/03977-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:José Guilherme Mendes Pereira Caldas
Beneficiário:Rogelio Iván Ortiz Velázquez
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aneurisma   Hemodinâmica

Resumo

A hemorragia subaracnóidea (HSA) espontânea representa até 40% dos acidentes vasculares cerebrais em população menor de 45 anos, com uma taxa de mortalidade de 3.5/100.000 habitantes e gera gastos de 1.7 bilhões de dólares/ano somente nos Estados Unidos. Os aneurismas saculares são responsáveis por 90% dos casos. A etiologia, os mecanismos de desenvolvimento e as causas de ruptura dos aneurismas saculares têm sido estudados de maneira extensa, entretanto, não existe consenso em sua patogênese. Para esclarecer a etiologia dos aneurismas cerebrais, os mecanismos de iniciação, crescimento e ruptura deverão ser estudados de maneira sequencial. Porém é imprescindível um modelo experimental que reproduza seu desenvolvimento. Mediante técnica microcirúrgica e através de laparotomia se realizara nefrectomia esquerda e coagulação da artéria renal posterior direita em ratos Wistar machos de 200grs. Em alguns destas espécies, durante o mesmo procedimento cirúrgico, se procedera a modificação do ângulo de bifurcação aórtica mediante tunelização da artéria ilíaca esquerda no músculo iliolombar. 9 meses depois as espécies se submeteram a um novo procedimento de laparotomia exploradora, documentando-se as mudanças morfológicas e histopatológicas ocorridas na bifurcação aórtica. As características hemodinâmicas se determinaram no período pré-operatório e prévio ao sacrifício mediante manométrica direta. Os resultados de nosso estudo piloto indicam que é possível desenvolver um modelo de fatiga estrutural do tipo aneurismático das bifurcações vasculares que não requer lesão direta da parede. Este modelo não descrito previamente permitirá a caracterização biofísica dos mecanismos de desenvolvimento, crescimento e ruptura dos aneurismas intracraniais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORTIZ-VELAZQUEZ, ROGELIO IVAN; MENDES PEREIRA CALDAS, JOSE GUILHERME; ROCHA LOBO, BRUNO CARMELLO; SANTOS-FRANCO, JORGE ARTURO; MERCADO-PIMENTEL, RODRIGO; REVUELTA, ROGELIO. THREE-DIMENSIONAL ROTATIONAL ANGIOGRAPHY IN MURINE MODELS: A TECHNICAL NOTE. Clinics, v. 64, n. 12, p. 1234-1236, DEC 2009. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VELÁZQUEZ, Rogelio Iván Ortiz. Efeitos da sobrecarga hemodinâmica na bifurcação aórtica: desenvolvimento de um modelo murino de fadiga estrutural aneurismática. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.