Busca avançada
Ano de início
Entree

A teoria da significação como condição de efetivação da linguagem segundo o livro gama da Metafísica de Aristóteles

Processo: 07/53004-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Thiago Silva Freitas Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Essencialismo   Metafísica   Ontologia (filosofia)   Semântica   Aristóteles

Resumo

O presente trabalho destina-se a entender a multiplicidade do "ser" em Aristóteles segundo o livro Gama de sua Metafísica, e como essa multivocidade implica uma teoria da significação cujo fundamento é oferecido por um princípio objetivo denominado pelo estagirita como ousia. Os vários significados do "ser" são ditos da ousia enquanto ponto de convergência e enquanto “ser” no sentido primeiro e fundamental. Entender como Aristóteles constrói essa concepção é necessário para explicar como funciona a linguagem declarativa, condicionada por um princípio que lhe antecede. Essa anterioridade da ousia é fundamental à teoria da predicação em Aristóteles, pois fornece determinadas condições para a efetivação da linguagem apofântica enquanto ligação objetiva com o que é percebido e se supõe dado na realidade. Essa anterioridade da ousia é condição para uma linguagem que se pretende como instrumento para conhecer a verdade. Pretendemos analisar de que modo a ousia, como princípio anterior, é condição de efetivação dessa linguagem que pretende conhecer o mundo e ser verdadeira. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Thiago Silva Freitas. Significação e linguagem no livro Gama da Metafisica de Aristoteles. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.