Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos numéricos de pilares de aço em situação de incêndio: ênfase a análise termestrutrual considerando a compartimentação do ambiente

Processo: 07/53057-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Jorge Munaiar Neto
Beneficiário:Érica Fernanda Aiko Kimura
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estruturas metálicas   Incêndios   Estruturas mistas   Análise térmica

Resumo

Dentro do conjunto de aspectos relacionados à elaboração de projetos em estruturas, destaca-se a consideração de elementos estruturais submetidos a temperaturas elevadas. Tendo em vista a publicação das normas brasileiras NBR 14323:1999 e NBR 14432:2000, muitos são os assuntos que merecem pesquisas complementares no tema em questão, buscando respostas adicionais àquelas disponibilizadas pelos documentos normativos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal propor a construção de modelos numéricos tridimensionais de pilares de aço pertencentes a sistemas estruturais correntes da construção civil, para análise em situação de incêndio, com vistas a simular numericamente a evolução dos níveis de temperatura ao longo do tempo considerando a compartimentação do ambiente em chamas (paredes, por exemplo) e, em seguida, o acoplamento termo-estrutural (efeitos global e local) quando submetidos a ações externas. Os resultados serão comparados com valores obtidos numérica e experimentalmente, extraídos de outros trabalhos apresentados por outros pesquisadores, e servirão de base para futuras revisões da NBR 14323:1999, buscando contemplar situações de interesse não abordadas no mesmo documento normativo. Para a modelagem numérica, propõe-se a utilização de códigos computacionais elaborados com base nos Métodos dos Elementos Finitos, tais como o ANSYS (preferencialmente), ABAQUS, DIANA ou similares. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KIMURA, Érica Fernanda Aiko. Análise termoestrutural de pilares de aço em situação de incêndio. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.