Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de silenciamento genico em candidatos a marcadores moleculares envolvidos na carcinogenese renal.

Processo: 07/52884-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Marina Curado Valsechi
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Inativação gênica   MicroRNAs   Expressão gênica   Marcador molecular

Resumo

O tumor renal é a mais letal patologia urológica, responsável por aproximadamente 3% das mortes por câncer no mundo. É uma doença histologicamente heterogênea, sendo o carcinoma de células claras (cc-RCC) o subtipo histológico mais comum, compreendendo 80-85% dos tumores renais. A nefrectomia e a imunoterapia são tratamentos bem estabelecidos, entretanto pode ocorrer metástases nos pacientes tratados. Estudos envolvendo análises de expressão gênica têm identificado vários genes cuja expressão está reduzida em tecido neoplásico renal. Muitos mecanismos moleculares podem estar envolvidos na expressão diferencial destes genes no cc-RCC. O presente projeto tem como objetivo avaliar os processos de silenciamento de genes que apresentam baixa expressão no tecido neoplásico renal já descritos na literatura, como os genes GPC3 e o MT1G. Além disso, estará vinculado a um projeto temático que tem por objetivo a identificação de marcadores moleculares em neoplasias humanas incluindo os carcinomas renais de células claras, no qual será avaliada a expressão gênica diferencial pela metodologia de RaSH. Assim, a avaliação dos mecanismos de silenciamento gênico por metilação e microRNAs nos genes selecionados poderão contribuir para o desenvolvimento de estratégias de prognóstico e diagnóstico mais efetivas para o carcinoma renal de células claras, bem como para o desenvolvimento de novas drogas anti- neoplásicas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALSECHI, Marina Curado. Avaliação de candidatos a marcadores moleculares envolvidos no carcinoma renal de células claras. 2009. 130 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.