Busca avançada
Ano de início
Entree

Memoria social e ecologia historica: a agricultura de coivara das populacoes quilombolas do vale do ribeira e sua relacao com a formacao da mata atlantica local.

Processo: 07/51979-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Rui Sérgio Sereni Murrieta
Beneficiário:Lucia Chamlian Munari
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Paisagem   Mata Atlântica   História oral

Resumo

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo, ao mesmo tempo em que é habitada por populações tradicionais indígenas, caiçaras e quilombolas. No Vale do Ribeira, sudeste de São Paulo, encontra-se um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica. Ao assumir que tais florestas são o produto da interação entre estas populações e o meio ambiente, esse estudo propõe investigar a formação da paisagem no Vale do Ribeira, através da memória social das populações quilombolas da região. O elemento central dessa interação é a agricultura de corte-e-queima, ainda praticada na região. A paisagem e a percepção desta são o subproduto da relação entre o ambiente físico, práticas de manejo e organização social. O entendimento da memória desse processo é importante para a compreensão do quadro atual do sistema de coivara desenvolvido pelos quilombolas e seu papel na formação da paisagem florestal. Essas populações têm vivenciado um processo de mudanças nos padrões de subsistência, como a erosão das práticas tradicionais de cultivo. Tais mudanças foram impulsionadas pela criação de Unidades de Conservação, intensificação do comércio local e a ameaça de construção de barragens no rio Ribeira de Iguape. Para o levantamento da memória social, serão aplicadas técnicas de história oral. Será realizado através de trilhas monitoradas o levantamento da percepção ambiental e da etnossistemática das unidades paisagísticas, bem como da memória histórica de roças e capoeiras. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUNARI, Lucia Chamlian. Memória social e ecologia histórica: a agricultura de coivara das populações quilombolas do vale do Ribeira e sua relação com a formação da mata atlântica local. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.