Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do modo de ativação de cimentos resinosos duais sobre cinética de conversão, propriedades mecânicas, resistência de união e geração de tensões

Processo: 07/01006-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Luís Roberto Marcondes Martins
Beneficiário:André Luís Faria e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Resistência de união (odontologia)   Propriedades mecânicas   Cimentos de resina

Resumo

O objetivo deste trabalho será avaliar a influência da fotoativação e do momento em que esta é realizada sobre a cinética de conversão, propriedades mecânicas, resistência de união e geração de tensões de três cimentos resinosos duais. A metodologia deste trabalho será dividida em cinco partes: cinética e grau de conversão, resistência flexural e módulo de elasticidades, ensaio de união, resistência máxima à tração e tensões de contração de polimerização, sendo que em todas serão avaliados os cimentos resinosos duais Panavia F, RelyX ARC e Enforce. Os modos de ativação utilizados serão: ativação química apenas, fotoativação imediata e fotoativação após cinco minutos da manipulação do material, ambas realizadas através de discos de compósito de 2 mm de espessura. A avaliação da cinética de conversão, nos primeiros dez minutos, e do grau de conversão, após 24 horas, serão realizadas através de espectroscopia infravermelha transformada de Fourier (FTIR) acoplada com um elemento de refletância total atenuada acoplada (ATR). Corpos-de-prova com 25x2x2mm serão utilizados para a mensuração da resistência flexural e do módulo de elasticidade destes cimentos, imediata e após 24 horas. O ensaio de micro-cisalhamento será utilizado para mensurar a união, imediata e após 24 horas, dos cimentos. Serão também avaliadas a resistência máxima à tração dos cimentos e a geração de tensões pela contração de polimerização, sendo esta através do método de fotoelasticidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA-E-SILVA, A.; BOARO, L.; BRAGA, R.; PIVA, E.; ARIAS, V.; MARTINS, L. Effect of Immediate or Delayed Light Activation on Curing Kinetics and Shrinkage Stress of Dual-Cure Resin Cements. Operative Dentistry, v. 36, n. 2, p. 196-204, MAR-APR 2011. Citações Web of Science: 22.
FARIA-E-SILVA, A. L.; FABIAO, M. M.; ARIAS, V. G.; MARTINS, L. R. M. Activation Mode Effects on the Shear Bond Strength of Dual-cured Resin Cements. Operative Dentistry, v. 35, n. 5, p. 515-521, SEP-OCT 2010. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, André Luís Faria e. Efeito do modo de ativação de cimentos resinosos duais sobre a cinética de conversão, propriedades mecânicas, resistência de união e geração de tensões. 2008. 147 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.