Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do alcoolismo na fisiologia da glândula pineal e na transcrição dos genes relógio pelo núcleo supraquiasmático

Processo: 07/01416-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Cipolla Neto
Beneficiário:Rafael Peres
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Melatonina   Alcoolismo   Núcleo supraquiasmático

Resumo

Pacientes alcoólatras em recuperação freqüentemente têm problemas de distúrbios do sono, o que levou os cientistas a questionarem a influência desse quadro na produção de melatonina pela glândula pineal. Os dados na literatura, entretanto são controversos, alegando ou queda na produção ou ausência de alterações. Nenhum autor verificou o porque das alterações. O objetivo deste projeto de mestrado será verificar qual é realmente a influência do álcool na produção de melatonina, e se essa alteração se deve a mudanças na expressão das enzimas de sua via de produção e na atividade destas. No núcleo supraquiasmático será averiguada a ocorrência de alterações na expressão dos receptores de melatonina e nos genes relógio, indícios de alteração no ritmo circadiano.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, RAFAEL; DO AMARAL, FERNANDA GASPAR; MADRIGRANO, THIAGO CARDOSO; SCIALFA, JULIETA HELENA; BORDIN, SILVANA; AFECHE, SOLANGE CASTRO; CIPOLLA-NETO, JOSE. Ethanol consumption and pineal melatonin daily profile in rats. ADDICTION BIOLOGY, v. 16, n. 4, p. 580-590, OCT 2011. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERES, Rafael. Influência da ingestão de álcool na produção de melatonina pineal e suas consequências sobre a expressão dos receptores de melatonina e dos genes relógio no Sistema Nervoso Central.. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.