Busca avançada
Ano de início
Entree

Atenção individual, enfoque familiar e orientação à comunidade nas ações de controle da tuberculose na percepção de diferentes atores Ribeirão Preto, SP (2007)

Processo: 07/02648-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Marcio Curto
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde)   Avaliação de desempenho   Pessoal de saúde   Indicadores de qualidade   Assistência ao paciente   Tuberculose   Ribeirão Preto (SP)

Resumo

Esta pesquisa se insere na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Estado de São Paulo. Tem como foco a avaliação da qualificação e do desempenho dos profissionais de saúde na assistência à tuberculose, tomando como referencial teórico-metodológico às categorias básicas da avaliação da qualidade de saúde: estrutura-processo-resultado. Os indicadores foram construídos com base nos instrumentos do Primary Care Assessment Tool da Organização Mundial de Saúde, sendo selecionados trabalhadores de saúde que desenvolvam ações de controle da TB. Para a análise dos dados, utilizar-se-á a regressão logística uni e multivariada a partir do programa Statistical Package for the Social Sciences. Espera-se que o estudo permita a incorporação de novas tecnologias para reestruturação da atenção ao doente de TB, possibilitando aos gestores e profissionais de saúde o entendimento da relevância da qualificação profissional, como uma das principais ferramentas no controle e combate da tuberculose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CURTO, MARCIO; SCATENA, LUCIA MARINA; DE PAULA ANDRADE, RUBIA LAINE; PALHA, PEDRO FREDEMIR; DE ASSIS, ELISANGELA GISELE; SCATOLIN, BEATRIZ ESTUQUE; SCATENA VILLA, TEREZA CRISTINA. Controle da tuberculose: percepção dos doentes sobre orientação a comunidade e participação comunitária. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 5, p. 983-989, 2010. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURTO, Marcio. Atenção individual, enfoque familiar e orientação à comunidade nas ações de controle da tuberculose na percepção de diferentes atores - Ribeirão Preto, SP (2007). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.