Busca avançada
Ano de início
Entree

O álibi cultural: novas formas para a valorização e reprodução do espaço na metrópole contemporânea

Processo: 07/52143-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Ana Fani Alessandri Carlos
Beneficiário:Julio Cesar Ferreira Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reciclagem urbana   Cultura (sociologia)   Espaço urbano   Segregação urbana

Resumo

Novas formas espaciais reveladoras da desigualdade surgem no bojo das transformações verificadas na metrópole atualmente. Em um contexto de dispersão das atividades produtivas da metrópole, novos processos e estratégias são engendrados, voltados à reestruturação urbana, adaptando a cidade às novas "necessidades" da reprodução. Dessa forma, as estratégias em voga apontam para a recuperação de áreas urbanas degradadas, de modo a trazer de volta aos centros às classes sociais com maior poder aquisitivo. Por isso, neste momento, a cultura é apropriada como produto e lógica potencializada por uma ideologia desenvolvimentista. Em uma época em que tudo se autonomiza, o capital autonomiza a Cultura e a utiliza como "álibi" para sua reprodução. O econômico dissolve-se no cultural - e o cultural no econômico-através da mediação do político para a reprodução do capital. Sendo o espaço produzido como mercadoria pelo processo de reprodução, investigamos de que forma essa "abordagem" pelo cultural se realiza, vista pelo prisma da espacialidade. Assim, o objeto de nossa pesquisa consiste no estudo da segregação socioespacial urbana através das relações entre o Estado, a cultura e a produção do espaço hoje. Nosso objetivo principal é discutir os termos nos quais o processo de (re)produção do espaço urbano ocorre atualmente através de um estudo comparativo entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir dos fragmentos representados pelas suas respectivas Áreas Centrais. Neste contexto, procuramos entender como a segregação se realiza na metrópole através da gentrificação e do redesenvolvimento, a partir do estudo de dois projetos de revitalização urbana a Operação Urbana Centro (em São Paulo) e o Projeto Corredor Cultural (no Rio de Janeiro). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Julio Cesar Ferreira. O álibi cultural: novas formas para a valorização e reprodução do espaço na metrópole contemporânea. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.