Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise cinemática da movimentação dos membros superiores e inferiores, pelve, tronco, escápula e cabeça durante a marcha de hemiparéticos

Processo: 06/05234-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ricardo Machado Leite de Barros
Beneficiário:Aline Araujo Do Carmo
Instituição-sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Membros superiores

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as alterações biomecânicas dos padrões de marcha desenvolvidos pelos sujeitos hemiparéticos acometidos por Acidente Vascular Encefálico, avaliando sua relação com o acometimento da extremidade superior, a partir da análise cinemática tridimensional dos membros superiores, membros inferiores, pelve, tronco, escápula e cabeça. Serão triados 20 sujeitos hemiparéticos acometidos por apenas um Acidente Vascular Encefálico, com idade entre 40 e 60 anos. Serão selecionados também 20 sujeitos sem alterações de marcha para compor o grupo controle. Será feita a antropometria e perimetria dos segmentos corporais, bem como a goniometria passiva e ativa das articulações. A análise cinemática será feita no laboratório de instrumentação para biomecânica da FEF/UNICAMP, utilizando 8 câmeras de vídeo digitais, os dados serão obtidos por videogrametria com o sistema Dvideow, o modelo de orientação dos segmentos corporais é o proposto por Andrade (2002) e Araújo (2004) que consiste de 75 marcadores de superfície, considerando 15 segmentos corporais articulados. Será feita uma tomada estática e uma tomada dinâmica. O tratamento dos dados será feito em ambiente Matlab. Os ângulos articulares serão obtidos pela seqüência de ângulos de Euler, serão calculados a localização, a trajetória e o deslocamento do centro de massa corporal, bem como os parâmetros lineares da marcha. Dessa forma, será realizada uma avaliação completa e detalhada da marcha de hemiparéticos podendo quantificar, analisar e caracterizar precisamente as alterações biomecânicas encontradas na marcha desses sujeitos promovendo um avanço das pesquisas na área de análise de marcha e reabilitação desses indivíduos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMO, A. A.; KLEINER, A. F. R.; LOBO DA COSTA, P. H.; BARROS, R. M. L.. Three-dimensional kinematic analysis of upper and lower limb motion during gait of post-stroke patients. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 45, n. 6, p. 537-545, . (06/05234-6)
DO CARMO, ALINE ARAUJO; ROZIN KLEINER, ANA FRANCISCA; BARROS, RICARDO M. L.. Alteration in the center of mass trajectory of patients after stroke. Topics in Stroke Rehabilitation, v. 22, n. 5, p. 349-356, . (06/05234-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARMO, Aline Araujo Do. Analise cinematica da movimentação dos membros superiores e inferiores, tronco e cabeça durante a marcha de hemipareticos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.