Busca avançada
Ano de início
Entree

Telejornalismo e Cidadania: analise do Jornal Nacional e do Jornal da Cultura.

Processo: 07/52565-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Murilo César Soares
Beneficiário:Plinio Marcos Volponi Leal
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Telejornal   Jornalismo político

Resumo

Esse projeto tem como objetivo analisar os enquadramentos noticiosos na cobertura da política nacional nos telejornais Jornal Nacional e Jornal da Cultura. Definidos por Gitlin (1980), enquadramentos da mídia são "padrões persistentes de cognição, interpretação e apresentação, de seleção, ênfase e exclusão, através dos quais os detentores de símbolos organizam de forma rotineira o discurso". Desta forma, enquadrar significa selecionar um aspecto de fato e salientá-lo, ao passo que as omissões podem ser igualmente fundamentais para conduzir a audiência. A pesquisa selecionará para observação uma amostra dos telejornais em um determinado período, no qual será analisada a cobertura de um assunto político relevante e controvertido. Após a identificação dos padrões de enquadramentos noticiosos adotados pelo Jornal Nacional e pelo Jornal da Cultura, este estudo irá comparar e analisar as escolhas feitas pelos telejornais, levando em conta que um deles produzido por uma rede comercial de televisão e outro por uma rede pública, o que pose determinar diferenças de abordagem dos assuntos. Como existem poucas pesquisas realizadas no Brasil, esse estudo procura contribuir para o fortalecimento dessa área de estudo no país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEAL, Plinio Marcos Volponi. Telejornalismo e cidadania : análise do Jornal Nacional e do Jornal da Cultura. 2009. 158 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.