Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao de genes relacionados a celulas t reguladoras, th17, th1 e th2 em pacientes com doencas auto-imunes submetidos ao transplante autologo de celulas trono hematopoieticas.

Processo: 07/53359-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Júlio César Voltarelli
Beneficiário:Gabriela Trentin Scortegagna
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14247-6 - Center for Research on Cell-Based Therapy, AP.CEPID
Assunto(s):Esclerose múltipla   Células Th17   Expressão gênica   Linfócitos T reguladores

Resumo

Nos últimos anos, vários trabalhos têm demonstrado claramente a existência de defeitos na função e/ou número de células T reguladoras (Tregs) em pacientes com diversas doenças auto-imunes (DAIs), tais como o diabete melito do tipo 1 (DM-1) e a esclerose múltipla (EM). Resultados prévios do nosso grupo mostraram que em pacientes com DM-1 e EM submetidos ao tratamento com imunossupressão em altas doses seguida de transplante autólogo de células tronco hematopoéticas (IAD/TACTH), ocorre uma rápida reconstituição de células Tregs e um aumento na expressão do gene Foxp3 após o transplante. Com base nesses achados, esse projeto tem como objetivo investigar mais detalhadamente, em nível molecular, a participação de Tregs na indução da remissão clínica observada nesses pacientes após o TACTH. Por outro lado, recentemente têm surgido os primeiros trabalhos mostrando o papel das células Th17 em patologias auto-imunes. Uma vez que existem poucos estudos relacionando a participação de células Th17 na patogênese da EM e nenhum estudo em pacientes com DM-1, outro objetivo desse projeto será estudar a participação de células Th17 na patogênese do DM-1 e EM. Para tal, analisaremos a expressão gênica de várias moléculas, fatores de transcrição e citocinas envolvidos na diferenciação e ativação de células Tregs e Th17, em células mononucleares isoladas do sangue periférico desses pacientes isoladas antes e após o tratamento com o TACTH. (AU)