Busca avançada
Ano de início
Entree

Corpo sem metáforas ou metáforas sem corpo: o futuro do humano entre a arte e a tecnociência

Processo: 06/06811-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Laymert Garcia dos Santos
Beneficiário:Rodolfo Eduardo Scachetti
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da tecnologia   Metáfora   Artes

Resumo

Este projeto propõe perscrutar as transformações tecnocientíficas, seu sentido e efeitos, atuais e prováveis, a partir da esfera da linguagem e, particularmente, do estudo sobre o estatuto da metáfora ou da linguagem analógica no interior dessas transformações. A despeito da visão corrente divulgada pelos meios de comunicação de massa de que o futuro da alta tecnologia apontaria essencialmente para o que é digital, a tecnociência parece atraída pela busca de metáforas sem corpo, ou seja, na visão de muitos especialistas, pela modelização e pelo controle do pensamento analógico fora do organismo fisiológico, enquanto na arte parece se aprofundar o processo de destituição das metáforas intuitivas a que o corpo estaria submetido. O objetivo principal da proposta é lançar alguma luz sobre essa busca tecnocientífica e suas conseqüências, antes mesmo de se colocar o problema de quais seriam os efeitos prováveis de seu real sucesso no futuro, claramente envolvendo o questionamento do estatuto do humano, tal como garantido até aqui por suas especificidades lingüísticas e mentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCACHETTI, Rodolfo Eduardo. O espelho virtual : prolegômenos de uma arqueologia do futuro do humano. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.