Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do gene lmhus1 e de sua participacao no fenomeno de amplificacao genica em leishmania spp.

Processo: 07/55728-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Orsini Tosi
Beneficiário:Vinícius Santana Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/50323-7 - Estudo do controle da expressão gênica e plasticidade genética em Leishmania, AP.TEM
Assunto(s):Reparo do DNA   Leishmania   Amplificação de genes   Ciclo celular

Resumo

A proteína possivelmente codificada pela ORF LmF23.290 de Leishmania major contém um domínio Hus1. A proteína Hus1, já caracterizada em levedura e mamíferos, interage com as proteínas Rad1 e Rad9 formando o complexo 9-1-1. Este complexo participa na identificação de danos no DNA, no bloqueio da progressão do ciclo celular e na ativação de mecanismos de reparo. Em Leishmania spp. a ORF LmF23.290 está contida no lócus H, uma região de 45 Kb que codifica genes envolvidos em mecanismos resistência a drogas e na modução da virulência do parasito. O lócus H encontra-se amplificado em várias linhagens resistentes a drogas. A hipótese que iremos testar, e que norteia este pedido, baseia-se na possível participação de LmHUSI em mecanismos de reparo de DNA e no fenômeno de amplificação gênica em L. major. Assim, os objetivos específicos desta proposta incluem (i) a geração de linhagens nocaute para o gene LmHUSI; (ii) o estudo da competência para amplificação gênica de linhagens mutantes, heterozigotas ou nulas; (iii) a localização subcelular da LmHUSI; e (iv) a investigação do envolvimento desta proteína no controle da progressão do ciclo celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMASCENO, JEZIEL D.; NUNES, VINICIUS S.; TOSI, LUIZ R. O. LmHus1 is required for the DNA damage response in Leishmania major and forms a complex with an unusual Rad9 homologue. Molecular Microbiology, v. 90, n. 5, p. 1074-1087, DEC 2013. Citações Web of Science: 8.
NUNES, VINICIUS S.; DAMASCENO, JEZIEL D.; FREIRE, RAIMUNDO; TOSI, LUIZ R. O. The Hus1 homologue of Leishmania major encodes a nuclear protein that participates in DNA damage response. Molecular and Biochemical Parasitology, v. 177, n. 1, p. 65-69, MAY 2011. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Vinícius Santana. Caracterização do gene LmHUS1 e de sua participação no fenômeno de amplificação gênica em Leishmania spp.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.