Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel de caspase-11 na via de ativação de caspase-1 por naip5/ipaf em resposta a infecção por Legionella pneumophila

Processo: 07/53209-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Dario Simões Zamboni
Beneficiário:Jonilson Berlink Lima
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Morte celular

Resumo

L. pneumophila é uma bactéria gram-negativa responsável por causar a doença dos legionários. A bactéria possui um sistema de secreção do tipo IV que consiste em um canal pelo qual proteínas bacterianas são translocadas para o citoplasma da célula hospedeira. No interior dos macrófagos, tais proteínas bacterianas são detectadas pelos receptores intracelulares Nod-like. Entre eles destacam-se Naip5 e Ipaf, que induzem ativação de caspase-1 em resposta à infecção por Legionella, processo que culmina em bloqueio da multiplicação bacteriana. Embora o controle da infecção por Legionella; esteja diretamente relacionado à ativação de caspase-1 por Naip5, a interação molecular entre Naip5 e caspase-1 nunca foi detectada, o que sugere que outras moléculas estejam presentes nesse complexo. Caspase-11 é uma proteína candidata a participar dessa via de ativação; visto que existe relato acerca da importância de caspase-11 na ativação de caspase-1 em condições patológicas O presente projeto de pesquisa objetiva 1) elucidar o papel da caspase-11 no controle da infecção de macrófagos por Legionella; 2) determinar sua importância na via de ativação de caspase-1 por Naip5/lpaf; e 3) determinar as possíveis interações moleculares entre caspase-11 e as demais proteínas dessa via de ativação. A determinação dos componentes protéicos e a compreensão da regulação essa plataforma molecular são fundamentais para a elucidação dos mecanismos responsável pelo controle das infecções microbianas por células do sistema imune inato. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASE, CHRISTOPHER L.; KOHLER, LARA J.; LIMA, JONILSON B.; STROWIG, TILL; DE ZOETE, MARCEL R.; FLAVELL, RICHARD A.; ZAMBONI, DARIO S.; ROY, CRAIG R. Caspase-11 stimulates rapid flagellin-independent pyroptosis in response to Legionella pneumophila. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA, v. 110, n. 5, p. 1851-1856, JAN 29 2013. Citações Web of Science: 150.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.