Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos fotossintéticos e metabólicos relacionados às respostas da cana-de-açúcar cultivada em atmosfera enriquecida de CO2

Processo: 07/55457-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Marcos Silveira Buckeridge
Beneficiário:Amanda Pereira de Souza
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Fotossíntese   Atmosfera enriquecida em CO2   Mudança climática

Resumo

A crescente preocupação com o aumento das concentrações de CO2 na atmosfera têm colocado o etanol como a principal fonte de energia em substituição ao combustível fóssil. O etanol é proveniente principalmente da cana-de-açúcar, que tem no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, sua maior produção. Resultados obtidos previamente mostraram que a cana tem potencial de responder à altas concentrações de CO2 na atmosfera aumentando sua taxa fotossintética e, consequentemente, sua biomassa. No entanto, é pouco conhecido o processo que possibilita que a cana-de-açúcar tenha este tipo de resposta no cultivo em alto CO2, pois normalmente plantas C4 não respondem bem ao aumento desse gás. Desta forma, o objetivo deste projeto é investigar quais os possíveis mecanismos envolvidos na assimilação fotossintética que garantem uma resposta positiva da cana-de-açúcar ao aumento do CO2 atmosférico. Para isso serão avaliados parâmetros de crescimento, o sistema de captação de luz (através de curvas de luz e fluxo de elétrons) e o sistema de processamento de CO2 (através da análise de enzimas e dos compostos básicos do metabolismo C4). Para complementar as análises descritas acima serão avaliadas também as proteínas das folhas relacionadas ao transporte de elétrons e captação de CO2 bem como seus genes codificadores. Serão realizadas também análises de açúcares totais solúveis para estudo da razão fonte-dreno destas plantas. Com este projeto, espera-se obter resultados que aumentem o conhecimento sobre a fotossintese da cana-de-açúcar em elevado CO2 e também dados que subsidiem o conhecimento para a produção de novas cultivares e/ou plantas geneticamente modificadas com o intuito de aumentar a produtividade das mesmas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, AMANDA P.; ARUNDALE, REBECCA A.; DOHLEMAN, FRANK G.; LONG, STEPHEN P.; BUCKERIDGE, MARCOS S. Will the exceptional productivity of Miscanthus x giganteus increase further under rising atmospheric CO2?. Agricultural and Forest Meteorology, v. 171, p. 82-92, APR 15 2013. Citações Web of Science: 29.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Amanda Pereira de. Mecanismos fotossintéticos e relação fonte-dreno em cana-de-açucar cultivada em atmosfera enriquecida de CO2. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.