Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da relação entre alterações emocionais e produção de compostos sulfurados voláteis

Processo: 07/57386-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Patricia Oliveira de Lima
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse psicológico   Ansiedade   Halitose   Saliva   Proteínas e peptídeos salivares

Resumo

A halitose é caracterizada pela emanação de odores fétidos pela boca. Estes se devem à produção de compostos sulfurados voláteis (CSV), a partir da degradação de aminoácidos por bactérias bucais. Apesar da halitose estar relacionada à higiene oral deficiente, doença periodontal e desordens sistêmicas, há situações clínicas em que o paciente não apresenta nenhum sinal orgânico. Diante disso, a ansiedade e o estresse têm sido propostos como agentes etiológicos do mau hálito, embora haja poucos estudos sobre esta relação. As variações hormonais do ciclo menstrual, somadas a tensões emocionais, que parecem se intensificar durante o período pré-menstrual, podem ser considerados potentes agentes estressores para o sexo feminino além de induzirem alterações na microbiota oral que podem influenciar o aparecimento da halitose. Nosso objetivo é investigar a o efeito da ansiedade experimental e do sexo do avaliador sobre a produção de CSV em indivíduos saudáveis (homens e mulheres na fase menstrual), por meio da determinação da concentração bucal de compostos sulfurados voláteis, nível de ansiedade, pressão arterial, freqüência cardíaca, fluxo salivar, concentração salivar de cortisol, alfa amilase e proteínas totais. A ansiedade basal será avaliada por meio de um questionário validado (Inventário Beck de Ansiedade - BAI). E, com o objetivo de investigar a relação entre estresse crônico e produção de CSV, nossa proposta é estudar a relação entre estresse, associado a atividades acadêmicas, e a produção de CSV em alunos dos 4 anos do curso de Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), por meio da determinação da pressão arterial, freqüência cardíaca, e da concentração salivar de cortisol, alfa amilase, concentração bucal de compostos sulfurados voláteis, nível de ansiedade, fluxo salivar, e concentração salivar de cistatina S, lactoferrina, IgA secretória, mucinas MUC5B e MUC7 e proteínas totais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, P. O.; CALIL, C. M.; MARCONDES, F. K. Influence of gender and stress on the volatile sulfur compounds and stress biomarkers production. ORAL DISEASES, v. 19, n. 4, p. 366-373, MAY 2013. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Patricia Oliveira de. Influencia da ansiedade e do genero do avaliador sobre a produção de compostos sulfurados volateis e biomarcadores salivares. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.