Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise por DGGE e T-RFLP da diversidades de comunidades de Bacteria e Archaea em fragmentos de carvão pirigenico provenientes de Terra Preta antropogênica da Amazônia

Processo: 07/54266-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Fabiana de Souza Cannavan
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de sequência de DNA   Diversidade microbiana

Resumo

A grande maioria dos solos da Amazônia é sustentada por solos ácidos, com baixa capacidade de troca catiônica e de baixa fertilidade natural para a agricultura, o que se torna um fator limitante para a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola desta região. No entanto, nessa região ocorre um dos tipos de solos mais "férteis" do mundo a chamada Terra Preta Antropogênica (TPA) ou Terra Preta de Índio, este trabalho tem por objetivo estudar a diversidade microbiana em solos TPA, considerados como modelos de manejo racional do uso da terra na Amazônia, por meio das técnicas de T-RFLP e DGGE associado ao seqüenciamento de bandas polimórficas. Este estudo deverá analisar as comunidades presentes em fragmentos de carbono pirogênico proveniente de solos TP e de solos adjacentes sem carbono. A análise de T-RFLP determina o polimorfismo no comprimento dos fragmentos com restrição terminal de um produto de amplificação de PCR, sendo uma seqüência iniciadora ("primers") marcada com fluorescência. É um método muito sensível às mudanças na estrutura bacteriana do solo, além de possuir alta capacidade de processamento disponível, usando seqüenciador automático ABI 3100, disponível em nosso laboratório. O conhecimento e a determinação dessas comunidades em fragmentos de carvão permitirão a aplicação de métodos de manejo alternativo em solos degradados após desmatamento, usando o mesmo sistema introduzido pelo ameríndio em solos tropicais da Amazônia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCHETA, ADRIANO REIS; CANNAVAN, FABIANA DE SOUZA; WURDIG ROESCH, LUIZ FERNANDO; TSAI, SIU MUI; KURAMAE, EIKO EURYA. Fungal Community Assembly in the Amazonian Dark Earth. MICROBIAL ECOLOGY, v. 71, n. 4, p. 962-973, MAY 2016. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANNAVAN, Fabiana de Souza. A estrutura e composição de comunidades microbianas (Bacteria e Archaea) em fragmentos de carvão pirogênico de Terra Preta de Índio da Amazônia Central. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.