Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial terapêutico das células tronco mesenquimais em feridas ocasionadas por queimaduras em ratos

Processo: 07/57482-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Júlio César Voltarelli
Beneficiário:Carolina Caliári Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco   Regeneração   Pele   Terapia baseada em transplante de células e tecidos

Resumo

Queimaduras na pele são de difícil tratamento sendo necessário cuidados especiais e longos tempos de internação. Casos graves de queimaduras podem levar o paciente ao óbito em poucos dias. Uma alternativa para o tratamento das injúrias por queimaduras é a utilização de células-tronco mesenqUimais (CTMs). As CTMs podem ser isoladas e expandidas in vitro e são capazes de se diferenciarem, quando devidamente estimuladas, em tipos celulares específicos como osteócitos, células epiteliais e células neurais. Recentemente, as CTMs foram utilizadas com eficácia em ensaios com animais e em terapias em humanos para o tratamento de diversos tipos de patologias, inclusive em casos de queimaduras graves de pele. Dessa forma, o presente trabalho visa utilizar CTMs no tratamento de queimaduras experimentais realizadas em ratos. Para isto, CTMs serão isoladas da medula óssea de camundongos e expandidas in vitro em meio de cultura a-MEM suplementado com soro fetal bovino. As CTMs serão aplicadas em animais previamente submetidos às queimaduras de pele sendo avaliados a gravidade da queimadura proporcionada e o processo de regeneração tecidual normal comparado à utilização tópica e/ou sistêmica das CTMs. Queimaduras de pele são de difícil cicatrização e levam ao comprometimento do sistema imunológico e de órgãos, o que pode levar ao óbito. Tratamentos rápidos e eficazes são necessários e a utilização de CTMs heterólogas pode se tornar uma alternativa na recuperação de pacientes queimados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALIARI-OLIVEIRA, CAROLINA; UEDA YAOCHITE, JULIANA NAVARRO; ZAMBELLI RAMALHO, LEANDRA MIRA; BONINI PALMA, PATRICIA VIANNA; CARLOS, DANIELA; CUNHA, FERNANDO DE QUEIROZ; DE SOUZA, DAUREA ABADIA; CIPRIANI FRADE, MARCO ANDREY; COVAS, DIMAS TADEU; RIBEIRO MALMEGRIM, KELEN CRISTINA; OLIVEIRA, MARIA CAROLINA; VOLTARELLI, JULIO CESAR. Xenogeneic Mesenchymal Stromal Cells Improve Wound Healing and Modulate the Immune Response in an Extensive Burn Model. CELL TRANSPLANTATION, v. 25, n. 2, p. 201-215, 2016. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.