Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise de cdna diferencialmente expressos durante o processo de infeccao de paracoccidioides brasiliensis a queratinocitos e pneumocitos.

Processo: 07/57548-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Maria José Soares Mendes Giannini
Beneficiário:Roberta Peres da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/07306-3 - Eventos de sinalização na interação de Paracoccidioides brasiliensis com células epiteliais e células mononucleares envolvidas na resposta imune, AP.TEM
Assunto(s):Queratinócitos   Pneumócitos

Resumo

A paracoccidioidomicose (PCM) é micose profunda causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis, endêmica na América Latina, principalmente Brasil. As manifestações clínicas incluem desde formas localizadas até doença disseminada que pode evoluir para letalidade, dependendo provavelmente da relação entre a virulência do fungo, a habilidade deste em interagir com as estruturas superficiais do hospedeiro e invadi-las e a resposta imunológica deste último. Apesar de não ser considerado, essencialmente, um patógeno intracelular, tanto em estudos in vitro como in vivo tem sido observada a capacidade de invasão de células epiteliais. E para elucidar esse evento estão sendo desenvolvidos modelos de culturas celulares, que tentam abordar desde o contato inicial até a internalização do fungo. Neste projeto pretende-se estudar diferentes isolados de P. brasiliensis quanto à diferença na capacidade de adesão à queratinócitos e às células epiteliais pulmonares. Por outro lado, identificar a expressão diferencial de RNAm quando esses isolados são postos em contato com os diferentes tipos celulares, no intuito de caracterizar genes diferencialmente expressos durante a infecção de P. brasiliensis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Roberta Peres da. Análise de cDNA diferencialmente expressos durante o processo de infecção de Paracoccidioides brasiliensis a queratinócitos e pneumócitos. 2010. 119 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.