Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do novo composto doador de oxico nitrico terpy no (gold) em arteria aorta de ratos e suas perspectivas terapeuticas.

Processo: 07/57491-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Lusiane Maria Bendhack
Beneficiário:Bruno Rodrigues Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/00949-6 - Estudo de nitrosilos de rutênio capazes de liberar NO por fotoindução e medida de sua atividade biológica e aplicação em terapia fotodinâmica, AP.TEM
Assunto(s):Vasodilatação   Óxido nítrico

Resumo

Atualmente o Oxido Nítrico (NO) constitui um dos mais importantes mediadores de processos de relaxamento muscular. O NO pode ser produzido pelas isoformas das enzimas Óxido-nítrico sintases (NO-sintases) ou liberado de compostos doadores de NO. O nosso laboratório tem-se dedicado ao estudo dos mecanismos de vasodilatação desencadeados pelos novos compostos doadores de NO. Nessa nova geração de complexos, temos a oportunidade de estudar o composto "TERPY-NO (GOLD)" derivado do cis-[Ru(bpy)(py-S)2CINO](PF6)2. Estudos desse princípio nanotecnológico apontam a técnica dos sistemas carreadores moleculares como uma nova opção farmacológica na terapêutica. Com base nessa premissa e nos compostos que liberam NO somente em meio intracelular e promovem relaxamento da aorta de ratos com eficácia semelhante ao Nitroprussiato de Sódio, o presente projeto tem por objetivo estudar os mecanismos celulares ativados pelo composto para promover relaxamento da aorta de ratos. Para tanto, realizaremos estudos funcionais de reatividade vascular para identificar a(s) possível(eis) via(s) envolvida(s) ria vasodilatação, métodos de microscopia confocal para medida das concentrações citoplasmáticas de Ca+2 e NO, técnica de Elisa-Imuno-Ensaio para medir a produção de GMPc. Serão também desenvolvidas análises da atividade do composto em coração isolado, em leito vascular coronariano (Técnica Langendorff) e sua influência na pressão arterial média de ratos normotensos e hipertensos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Bruno Rodrigues. Efeito vasodilatador do novo composto doador de óxido nítrico Ru-4-Marcapto-NO (GOLD) (AuNPs-'{Ru-4PySH} IND. n') em aorta de ratos. 2009. 147 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.