Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da temperatura no crescimento e nas respostas fisiológicas do surubim do Paraíba Steindachneridion Parahybae (Siluriformes: Pimelodidae) criados em cativeiro

Processo: 07/57110-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Carlos Eduardo Tolussi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos   Metabolismo   Peixes

Resumo

A exposição de um organismo a um agente estressor desencadeia a chamada resposta ao estresse. Dentre esses agentes destaca-se a temperatura que pode comprometer a estrutura das membranas, dentre outras alterações. A faixa ótima de temperatura varia entre as espécies e variações na temperatura alteram a estrutura das membranas celulares podendo comprometer as atividades enzimáticas associadas às membranas e os processos de transporte. O conjunto de alterações das propriedades químicas e físicas das membranas resulta, em última análise em mudanças na permeabilidade das mesmas. A temperatura adequada a uma determinada espécie deve ser provisionada no ambiente de cultivo, o que muitas vezes não ocorre, principalmente quando as espécies são cultivadas em regiões distintas daquela de sua origem. Essa relevância destaca-se no caso de espécies que estão incluídas na lista de espécies ameaçadas em extinção e cuja biologia ainda é pouco conhecida. A chamada "piscicultura de conservação" tem como principal foco o cultivo de espécies ícticas que sofrem algum tipo de impacto antrópico e precisam ser reproduzidas e/ou produzidas para um futuro repovoamento. Dentro deste quadro, pode-se incluir a espécie em foco neste projeto, o surubim do Paraíba, endêmico da Bacia do Rio Paraíba do Sul que compreende grande amplitude térmica (SP, MG e RJ) e encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção. Os objetivos aqui propostos avaliarão a influência da temperatura na deposição de substratos energéticos e na composição de ácidos graxos das membranas celulares em animais de cativeiro. Além disso, serão analisados alguns indicadores fisiológicos de estresse em duas condições distintas de temperatura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLUSSI, Carlos Eduardo. Influência da temperatura no crescimento e nas respostas fisiológicas do Surubim do Paraíba Steindachneridion parahybae (Siluriformes: Pimelodidae) criados em cativeiro. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.