Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização metabólica dos tecidos de reserva de cecílias dermatófagas, Siphonops annulatus (Amphibian : Gymnophiona)

Processo: 07/57107-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Aline Dal Olio Gomes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos   Conservação   Metabolismo   Anfíbios

Resumo

Dentre os vertebrados, os anfíbios se destacam pela grande diversidade de modos reprodutivos e cuidado parental, o que pode ser observado nas três ordens que compõem a classe Amphibia. Na década de 90, dentes na prole de cecílias ovíparas foram descobertos, sendo que estes jovens equipados com uma dentição especializada, raspam e se alimentam da camada de pele (dermatotrofia) transformada de sua mãe que prove um suplemento rico em nutrientes para o desenvolvimento de sua ninhada. Em estudos realizados com algumas cecílias ovíparas com desenvolvimento direto e dermatotrofia, foi observado que durante um mês de cuidado parental os jovens aumentaram seu comprimento total substancialmente sem nenhum outro tipo de alimentação, apenas a pele materna. Em detrimento da grande importância do vitelo para o desenvolvimento de embriões e larvas, é curioso como espécies ovíparas alocam a maior parte da sua energia na produção de uma pele mais espessa, que serve de alimento para os filhotes recém nascidos, ao invés de investir no vitelo que possui uma rica fonte de nutrientes necessários ao desenvolvimento embrionário. Em Siphonops annulatus, a espécie eleita para o presente trabalho, análises histológicas mostraram que a porção da pele consumida pelos filhotes é constituída basicamente de lipídios. O presente projeto visa caracterizar a dinâmica de utilização dos substratos energéticos em S. annulatus (uma espécie cuja biologia é pouco estudada) com ênfase na dermatofagia da prole. Serão quantificados e caracterizados os substratos energéticos e o perfil de ácidos graxos nos tecidos de reserva dos ovos, de fêmeas adultas e jovens durante o período de cuidado parental e fora dele. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, ALINE D.; NAVAS, CARLOS A.; JARED, CARLOS; ANTONIAZZI, MARTA M.; CEBALLOS, NORA R.; MOREIRA, RENATA G. Metabolic and endocrine changes during the reproductive cycle of dermatophagic caecilians in captivity. ZOOLOGY, v. 116, n. 5, p. 277-285, OCT 2013. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.