Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo eletrofisiologico dos efeitos da injecao intravitrea de acido micofenolico (mpa) na retina de coelhos.

Processo: 07/56624-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Renata Genaro Aguiar
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/12733-8 - Perdas sensoriais causadas pela intoxicação mercurial: estudos psicofísicos e neurofisiológicos em pacientes e em modelos animais, AP.TEM
Assunto(s):Uveíte   Ácido micofenólico

Resumo

O presente trabalho utilizará a medida do eletrorretinograma em coelhos para avaliar uma forma alternativa de aplicação do Ácido Micofenólico no tratamento da uveíte, uma doença ocular inflamatória. O Micofenolato de Mofetila (MMF) é um potente medicamento imunossupressor e vem sendo utilizado com sucesso no tratamento de uveítes. O MMF é uma pró-droga, que é transformado no fígado em ácido micofenólico (MPA), o imunossupressor ativo. O uso de MMF causa efeitos colaterais e, para diminuir esses efeitos, será proposta nesse projeto a injeção intravítea de MPA em coelhos para testar sua eficácia e possíveis danos ao sistema visual. Apesar da preferência por uso de corticoesteróides, uma gama de drogas imunossupressoras têm sido descritas como possivelmente muito eficientes no tratamento de doenças oculares inflamatórias. O MMF é considerada uma droga eficaz no tratamento de rejeição de transplante de órgãos sólidos e vários distúrbios autoimunes. O objetivo desse estudo é avaliar a diferença em funções da retina medidas pelo eletrorretinograma em coelhos (Oryctolagus cuniculus) tratados com ácido micofenólico sob diferentes formas de administração (via oral e injeção intravitreal). A dose aplicada por via oral será calculada de acordo com o peso de cada animal e serão utilizadas quatro doses intravítreas de MPA (1000, 200, 50 e 5ug). A análise dos diferentes grupos será realizada através do eletrorretinograma (registro de potencial elétrico da retina). Um dos indicadores funcionais será a curva de sensibilidade espectral, que fornece informações sobre a sensibilidade dos fotorreceptores a cada comprimento de onda. Serão medidas a função intensidade-resposta e a resolução temporal, e será também analisada a forma do ERG, computando-se amplitude e latência para as ondas a, b e para os potenciais oscilatórios. A avaliação de diferentes funções visuais e diferentes parâmetros do eletrorretinograma após injeção intravitreal de MMF poderá auxiliar na determinação de possíveis alterações nas respostas elétricas das células da retina, podendo-se distinguir possíveis reflexos do uso da droga em diferentes estruturas da refina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO MAX DAMICO; FÁBIO GASPARIN; GABRIELA LOURENÇON IOSHIMOTO; THAIS ZAMUDIO IGAMI; ARMANDO DA SILVA CUNHA JR.; SILVIA LIGORIO FIALHO; ANDRE MAURICIO LIBER; LUCY HWA-YUE YOUNG; DORA FIX VENTURA. Intravitreal injection of polysorbate 80: a functional and morphological study. Rev. Col. Bras. Cir., v. 44, n. 6, p. -, Dez. 2017.
GASPARIN, FABIO; AGUIAR, RENATA GENARO; IOSHIMOTO, GABRIELA LOURENCON; SILVA-CUNHA, ARMANDO; FIALHO, SILVIA LIGORIO; LIBER, ANDRE MAURICIO; NAGY, BALAZS VINCE; OIWA, NESTOR NORIO; COSTA, MARCELO FERNANDES; JOSELEVITCH, CHRISTINA; VENTURA, DORA FIX; DAMICO, FRANCISCO MAX. Pharmacokinetics, Electrophysiological, and Morphological Effects of the Intravitreal Injection of Mycophenolic Acid in Rabbits. JOURNAL OF OCULAR PHARMACOLOGY AND THERAPEUTICS, v. 30, n. 6, p. 502-511, AUG 2014. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Renata Genaro. Estudo eletrofisiológico dos efeitos da injeção intravítrea de ácido micofenólico (mpa) na retina de coelhos. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.